07/12/2017 16:07:00 - Atualizado em 08/12/2017 08:22:00

Por que Trump reconhecer Jerusalém como capital de Israel causa polêmica?

Luiz Anversa/RedeTV

(Foto: Twitter)

Por que o anúncio de Donald Trump sobre reconhecer Jerusalém como capital de Israel causou polêmica na comunidade internacional e atos violentos em Ramallah, Belém e na própria Jerusalém?

Até agora, a maioria dos países mantém suas embaixadas em Tel Aviv exatamente pela falta de consenso a respeito de Jerusalém. A cidade é considerada por Israel sua capital eterna e indivisível, mas palestinos reivindicam a parte oriental como a capital de seu futuro Estado.

Boa parte da comunidade internacional acredita que o status da cidade (sagrada também para cristãos) deve ser negociado diplomaticamente, e não numa canetada como foi feito por Trump. 

O republicano prometeu desde que foi eleito que iria mudar a abordagem de Washington sobre a questão. Para Trump, os esforços até agora não deram frutos e era preciso fazer algo diferente. A mudança na embaixada vai nesse sentido. 

Vale lembrar que o plano da ONU em 1947 previa a Palestina dividida em um Estado judeu, Estado Árabe e Jerusalém, formando um regime administrado pelas Nações Unidas.

O Hamas, movimento islâmico que não reconhece a existência de Israel, convocou nesta quinta-feira uma nova Intifada (revolta palestina contra políticas de ocupação de Israel).

Já há registros de feridos nos confrontos registrados na Faixa de Gaza, Ramallah (local da sede da Autoridade Palestina). Cisjordânia, Belém e Faixa de Gaza.

Recomendado para você

Comentários