15/09/2015 13:43:00 - Atualizado em 15/09/2015 13:55:00

Policial brinca com criança síria refugiada em estrada na Dinamarca

Redação RedeTV!

Policial e menina, ambos não identificados, brincam em estrada (Foto: REUTERS/Claus Fisker/Scanpix)

O fotógrafo Claus Fisker registrava a chegada de cerca de 300 refugiados sírios na fronteira da Alemanha com a Dinamarca, no último dia 9, quando uma cena lhe chamou a atenção. Um policial que escoltava o grupo havia parado no meio da estrada para brincar com uma menina do grupo.

Em entrevista ao Buzzfeed News, Fisker descreveu a cena como "um momento emocionante de se presenciar". "Era um dia bem quente. O policial pegou um anel de casamento, que era dele ou de um colega, e o usou para brincar com a menina", conta ele. "Ele escondia o anel em uma mão e perguntava para ela em qual mão estava. Eles brincaram juntos por algum tempo".

Na semana passada, rodovias e linhas férreas haviam sido bloqueadas para impedir a entrada dos refugiados no país. Segundo o fotógrafo, os policiais então acompanhavam a caminhada dos refugiados.

Fisker não chegou a descobrir o nome da menina, mas sabe que ela estava com o grupo de refugiados que seguia pela estrada em direção à Suécia. Além disso, o policial quis manter sua identidade no anonimato e não lhe revelou qual era seu nome, esperando que as fotos "falassem por si só".

Ele diz que a cena o lembrou de algo importante em meio à onda migratória na Europa. "Os dois me chamaram a atenção porque, em toda essa história triste, me fez lembrar que não devemos dizer não para as pessoas e crianças que fogem da guerra".

As imagens da brincadeira leve e dos sorrisos da garota e do policial rodaram o mundo pelas redes sociais. Fisker ainda diz acreditar que cenas como essa pode mudar a forma como a Dinamarca tem lidado com a questão dos refugiados.

"Não tenho dúvidas de que minhas fotos podem causar uma mudança. O governo dinamarquês está sob pressão - sua política é muito dura com os refugiados - mas essas fotos estão sendo usadas pelas pessoas na Dinamarca para encorajar os outros a mudarem suas opiniões.

Recomendado para você

Comentários