27/04/2015 04:45:00 - Atualizado em 27/04/2015 07:45:00

Passa de 3 mil o número de mortos em terremoto no Nepal

Redação/RedeTV!


(Foto: Reuters)

O forte terremoto de magnitude 7,8 que atingiu o Nepal no sábado (25) deixou ao menos 3.700 pessoas mortas, além de 6.500 feridos e milhares desabrigados, segundo autoridades locais. A emissora norte-americana CNN afirma que já há 3.400 vítimas fatais.

Um relatório da equipe local das Nações Unidas emitido no domingo (26) destacou que a prioridade continua sendo salvar vidas e buscar e resgatar sobreviventes.

O trabalho de procura e suporte às vítimas foi intenso no dia seguinte à tragédia, com auxílio de agências e governos internacionais.

Equipes de busca, médicos e remédios foram enviados ao Nepal por Índia, Paquistão, Estados Unidos, China e Israel. Outras equipes internacionais de busca chegaram ou devem chegar ao país.

Cães farejadores e equipamentos pesados ajudam localização de vítimas em escombros.

O terremoto de magnitude 7,8 foi o mais forte no país desde 1934, quando um tremor de intensidade similar matou 8.500 pessoas, atingiu o densamente povoado vale de Katmandu no sábado.

Brasileiros localizados

Até agora, o Itamaraty localizou 60 dos 79 brasileiros que estavam no Nepal no momento do terremoto. Entre eles, estão brasileiros que moram no Nepal, parentes que faziam visitas e turistas. Para reforçar o apoio, um embaixador brasileiro que atua na Índia foi deslocado para Katmandu no domingo (26).

A embaixada brasileira no Nepal funcionou normalmente após o terremoto, além do plantão disponibilizado 24 horas. Com muitos hotéis fechados, que obrigaram os turistas a sair às pressas, a representação brasileira disponibilizou canais de comunicação com parentes. Apesar das dificuldades de locomoção e comunicação na cidade, o prédio da embaixada não foi afetado.

O vídeo abaixo mostra o trabalho de resgate pouco depois do terremoto no Nepal:

Recomendado para você

Comentários