27/09/2021 09:12:00

Partido Social-Democrata vence com 25,7% dos votos na Alemanha

Redação RedeTV!

A disputa será conquistada por quem conseguir uma coligação majoritária entre pelo menos três formações partidárias

(Foto: AP)

O fim da era Angela Merkel ficou marcado pela vitória do Partido Social-Democrata (SPD) nas eleições parlamentares alemãs no último domingo (26). De acordo com a contagem oficial provisória anunciada pela Comissão Eleitoral Federal na madrugada desta segunda-feira (27), o SPD venceu com 25,7% dos votos.

Ainda segundo os dados divulgados, a aliança conservadora CDU/CSU, liderada por Armin Laschet e apoiada por Merkel, obteve 24,1% dos votos, o pior resultado da história, de acordo com a agência de notícias internacionais RTP.

Os Verdes ficaram em terceiro com 14,8%, seguidos pelo partido liberal FDP com 11,5%.

A disputa será conquistada por quem conseguir uma coligação majoritária entre pelo menos três formações partidárias, após negociações que começam nesta segunda.

Na Alemanha, o cargo de chefe de governo não é escolhido em eleição direta, mas através de uma votação na Bundestag, a Câmara baixa do Parlamento, depois que um partido ou coalizão conseguir as cadeiras necessárias para formar um governo. Por isso, Merkel poderá continuar à frente do Executivo durante semanas ou meses, de forma interina.

Pouco depois do fechamento das urnas, o candidato social-democrata Olaf Scholz disse que o resultado é um "sucesso" para o SPD - que conseguiu o melhor resultado desde Gerard Schroder - e que os alemães querem o seu nome para chanceler da Alemanha.

Apesar da curta vantagem do SPD, os democratas cristãos dizem que têm condições de formar governo, dependendo das alianças que conseguir alcançar.

Veja também!

>>> Modelo paulista morre após se envolver em acidente de carro em Goiás

>>> Saúde promove Dia D de vacina antirrábica na fronteira com a Bolívia

>>> Cidade do Rio inicia projeto de expansão de ciclovias

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários