03/10/2015 16:54:00 - Atualizado em 04/10/2015 11:39:00

ONU diz que ataque a hospital no Afeganistão pode ser considerado 'crime de guerra'

Redação/RedeTV! com agências

A ONU (Organização das Nações Unidas) condenou o bombardeio a um hospital da organização internacional Médicos sem Fronteiras (MSF) em Kunduz, no Afeganistão, neste sábado (3).  Segundo a ONG, o ataque deixou ao menos 19 mortos e 37 feridos.

As Nações Unidas afirmou que caso se comprove intencional, o ataque pode ser considerado um "crime de guerra".

"Esse acontecimento profundamente chocante será investigado de forma imediata, profunda e independente, e os resultados devem ser divulgados ao público", disse o chefe de Direitos Humanos da ONU, Zeid Ra'ad al Hussein.

Os Estados Unidos reconheceram que causaram "danos colaterais" à instalação médica durante um bombardeio em Kunduz, e disseram estar investigando o incidente.

O bombardeio contra o hospital prosseguiu por mais de 30 minutos mesmo após a MSF ter avisado aos Exércitos dos EUA e do Afeganistão que o local estava sendo atingido por projéteis, segundo a organização.

A MSF afirmou, em comunicado, que todos os mortos são integrantes da organização, assim como 19 dos feridos, e acrescentou que as vítimas mais graves foram transferidas para um hospital regional em Puli Khumri, a cerca de duas horas de distância. O comunicado ainda afirma que muitos pacientes e funcionários da MSF se encontram em "paradeiro desconhecido", por isso o número de vítimas pode aumentar.

Recomendado para você

Comentários