28/09/2016 06:42:00 - Atualizado em 28/09/2016 07:35:00

Morre Shimon Peres, Nobel da Paz e ex-presidente de Israel

Redação/RedeTV! com agências


(Foto: Reuters)

Morreu na noite de terça-feira (27), aos 93 anos, o vencedor do Prêmio NObel da Paz e ex-presidente de Israel Shimon Peres. Ele se encontrava hospitalizado no centro médico Sheba, nas proximidades de Tel Aviv desde o último dia 13 de setembro, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Em um primeiro momento, os médicos pareceram otimistas, mas sua situação piorou muito no decorrer dos dias.

Segundo o jornal "Jerusalem Post", Peres sofreu uma hemorragia cerebral irreversível e seus parentes e amigos mais próximos foram chamados ao hospital na terça para estar ao seu lado.

Shimon Peres já havia apresentado complicações cardíacas recentemente, quando recebeu um marcapasso. No último ano, o líder israelense foi internado em diversas ocasiões devido a seu frágil estado.

Presidente de Israel entre 2007 e 2014, Peres também ocupou por mais de uma vez o cargo de primeiro-ministro. Em 1994 ele recebeu o Prêmio Nobel da Paz pelos Acordos de Oslo junto ao então premier israelense Yitzhak Rabin e o líder palestino Yasser Arafat, mortos em 1995 e 2004, respectivamente.

Um manifestante pela paz no Oriente Médico que teve forte influência na política israelense por quase 70 anos, Peres foi homenageado por líderes mundiais e elogiado por seu engajamento incansável.

Apesar de muitas décadas de rivalidade com Peres, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, político de direita que derrotou o então Partido Trabalhista na eleição de 1996, elogiou-o como um corajoso e visionário homem de centro-esquerda.

"Houve muitas coisas que concordamos, e o número cresceu à medida que os anos passaram. Mas tivemos desentendimentos, uma parte natural da vida democrática", disse Netanyahu após realizar um minuto de silêncio em encontro de gabinete convocado após o anúncio da morte.

Peres trabalhou em uma dúzia de governos israelenses e foi primeiro-ministro mais de um vez, embora nunca tenha vencido uma eleição geral definitiva em cinco tentativas, de 1977 a 1996.

Recomendado para você

Comentários