24/02/2014 17:37:00 - Atualizado em 24/02/2014 17:39:00

Morre aos 110 anos sobrevivente mais velha do Holocausto

ANSA
A sobrevivente mais velha do Holocausto, a pianista tcheca Alice Herz-Sommer, morreu no domingo (23) aos 110 anos de idade, em Londres, informaram seus familiares.

Herz-Sommer, cuja vida foi retratada no documentário "The Lady in Number 6", morreu após ter sido internada na última sexta-feira em uma hospital da capital britânica. "Alice Sommer morreu ontem, acompanhada de sua família", disse o neto Ariel Sommer. "Escreveu-se muito sobre ela, mas, para nós, que a conhecíamos melhor, era nossa adorada 'Gigi'. Ela nos amava, ria conosco e desfrutava da música. Era uma inspiração e o mundo será muito mais pobre sem ela ao nosso lado", acrescentou.

Herz-Sommer nasceu em Praga, na República Tcheca, em 23 de novembro de 1903, em uma família de intelectuais e músicos judeus. Em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, foi enviada com seu filho Sthephan pelos nazistas ao campo de concentração da cidade de Terezín. Ela e seu filho foram libertados em 1945.

Primeiramente, Herz-Sommer foi morar em Israel e, aos 83 anos de idade, mudou-se para o Reino Unido, onde viveu até a morte. Junto com outros músicos e compositores judeus, Herz-Sommer fez mais de 150 concertos no campo de concentração de Terezín para melhorar os ânimos dos prisioneiros.

Veja mais:
>>>Sobreviventes do Holocausto transformam própria casa em museu na Cisjordânia
>>>D. Odilo faz missa em memória de vítimas do Holocausto
>>>
Obama visita memorial do Holocausto no último dia em Israel

Recomendado para você

Comentários