12/06/2017 17:29:00 - Atualizado em 12/06/2017 17:51:00

Modelos plus size têm maior impacto e ajudam a melhorar saúde mental de mulheres, afirma estudo

Redação/RedeTV!

Foto: Modelo americana Tess Holliday (Foto: Reprodução/Instagram)

Um novo estudo divulgado na última quarta-feira (7) pela Universidade do Estado da Flórida, nos Estados Unidos, concluiu que modelos pluz size ajudam a melhorar a saúde mental de outras mulheres e são mais lembradas quando comparadas com modelos mais magras.

A pesquisa, realizada com 49 jovens em idade universitária, analisou medidores psicológicos e fisiológicos para entender como elas respondem quando colocadas à frente de outras imagens femininas de diferentes tamanhos.

"Ao medir as respostas psicofisiológicas durante a exposição de imagens, nós fomos capaz de obter intuições sobre as respostas cognitivas e emocionais que se desdobram quando mulheres são expostas a diferentes tamanhos de modelos de moda", afirmou Russel Clayton, autor do estudo e professor na Universidade do Estado da Flórida e diretor do Laboratório de Emoções e Cognição.

A partir da pesquisa, os estudiosos puderam notar que, quando expostas à imagens de figuras distantes da sua realidade, as participantes faziam mais comparações, prestavam menos atenção e lembravam-se menos sobre detalhes da modelo.

Foto: Precious Lee, Rose Concencion, Saffi Karina, Georgina Burke e Jennie Runk para uma campanha de lingerie (Reprodução/Instagram) 

"Nós descobrimos que há uma esmagadora e clara vantagem quando a mídia mostra tipos de corpos mais realistas do que modelos magras tradicionais", explicou Jessica Ridgway, coautora das pesquisas, completando: "As mulheres fizeram menos comparações sociais, sentiram satisfação corporal aumentada, prestaram mais atenção e lembraram mais das modelos plus-size".

De acordo com Russel Clayton, o estudo poderia ajudar empresas a alcançar de maneira mais eficiente o público feminino. "Portanto, pode ser uma estratégia persuasiva útil para os produtores de mídia para empregar modelos plus-size, se o objetivo da campanha é capturar a atenção enquanto também promove positividade corporal", finalizou.


Foto: Ashley Graham, primeira top plus size a estampar a capa da revista "Sports Illustrated" (Reprodução/Instagram)

Veja também: Fani Pacheco assume curvas generosas em making off de 1° ensaio plus size

Recomendado para você

Comentários