22/01/2018 18:10:00 - Atualizado em 22/01/2018 18:16:00

Mesmo com bloqueio do governo local, ainda é possível fazer negócio com bitcoins na China

Redação/RedeTV!

(Foto: Divulgação)

Em um mundo cada vez mais digital, não seria diferente o assunto do momento ser as tão faladas moedas criptografadas, em especial o Bitcoin. Centro de debates e polêmicas, os bitcoins tornaram-se soluções para investidores, de pequeno e grande porte. Na China, no entanto, a moeda não é bem vista pelo governo local, que tenta combater a expansão da cifra eletrônica no país.

"O Bitcoin na China funciona da mesma maneira que no resto do mundo. É uma moeda criptografada que ainda é novidade por lá, uma vez que sua popularização se deu por meio das redes sociais. Como aqui na China a internet ainda é muito controlada pelo governo, não teve o mesmo 'boom' como em outros países", explica Lincoln Fracari, Diretor Executivo da China Link Trading, empresa de outsourcing e compras estratégicas com sede no Brasil, na China e em Hong Kong.

"Outro fator importante para toda essa restrição é o fato do governo chinês se preocupar muito com o controle da saída do yuan do país. Eles controlam muito bem isso. O dinheiro tem que ficar aqui, eles não querem que peguem o renminbi, troquem por dólar e esse dinheiro saía do país, porque aí eles imprimem mais dinheiro, gera inflacão e tudo mais. E a Bitcoin facilita muito isso. É fácil você pegar um valor financeiro, comprar em bitcoins e esse dinheiro sair do controle chinês. Esta ação é ruim para o partido. Por isso, de alguns meses para cá, a China bloqueou a compra de bitcoins usando o renminbi como moeda de compra. Ou seja, o mercado chinês não aceitou muito bem essa 'moda'", afirma o empresário brasileiro.

Apesar de toda essa limitação, entretanto, ainda é possível fazer negócio com bitcoins na China. Isso porque o país possui diversas fábricas que mineram a moeda. Uma dessas fábricas, inclusive, se encontra na cidade de Shenzhen, onde localiza-se uma das sedes da China Link Trading. "Não temos nenhum serviço direto com bitcoins", diz Lincoln "na verdade o que fazemos é o seguinte: como uma das maiores fábricas de máquinas de mineração de bitcoins está aqui em Shenzhen, possuímos uma proximidade com esse fornecedor para adquirir essas máquinas. Atualmente, por ser bem difícil obtê-las por conta da alta demanda, a China Link oferece assessoria de compra dessas máquinas, facilitando o contato e o negócio entre investidor e fornecedor".

Veja também!

Trump elogia China e pede cooperação contra a Coreia do Norte

Recomendado para você

Comentários