27/04/2017 17:40:00 - Atualizado em 27/04/2017 17:45:00

Médico que foi arrastado para fora voo da United Airlines chega a acordo com a empresa

Redação/RedeTV!

O médico David Dao, de 69 anos, que foi arrastado violentamente de um voo por funcionários da companhia United Airlines no aeroporto internacional de Chicago chegou a um acordo com a empresa aérea.

David sofreu uma concussão e quebrou um nariz no início do mês, após ser arrastado violnetamente por funcionários da companhia após ele se recusar a ceder seu assento no avião por causa de overbooking - situação quando a venda ou reserva de bilhetes ou passagens fica acima do número de lugares realmente disponíveis no veículo ou lugar. Um vídeo foi por uma passageira viralizou e gerou uma enorme repercussão sobre o caso.

Nesta quinta-feira (27) o advogado de David, Thomas Demetrio, confirmou que as partes chegaram a um acordo, mas o valor não foi revelado. "Devemos congratular a United Airlines por ter aceitado este acordo", declarou o advogado.

A companhia United Airlines também divulgou um comunicado onde se diz contente por ter chegado a um acordo com David: "Estamos felizes em anunciar que a United e o Dr. Dao chegaram um acordo amigável em resolveram o desagradável incidente que ocorreu a bordo do voo 3411. Nós queremos implementar melhoras para nossos passageiros, e queremos colocar nossos clientes no centro de tudo o que fazemos". Entre as mudanças anunciadas estão a limitação do uso de agentes da lei e a mudança nas políticas de segurança, o comprometimento em reduzir casos de overbooking e a melhora no treinamento dos funcionários.

A United também deve pagar US$ 10 mil para qualquer passageiro que seja obrigado a mudar o voo em casos de overbooking.

O caso

O incidente aconteceu no último domingo a noite, 9 de abril, durante o voo 3411 que voaria de Chicago a Louisville. Com a capacidade máxima atingida, a companhia área, que vendeu mais passagens do que poltronas, informou que alguém teria que ceder dar seu lugar e chegou a oferecer 800 dólares, o equivalente a 2.500,00 reais, para quem aceitasse. Sem a manifestação de nenhum passageiro que aceitasse trocar de voo, os tripulantes então usaram um programa de computador para escolher aleatoriamente quatro passageiros para abandonarem a viagem. 

David Doa foi escolhido e, se recusando a deixar o lugar, foi violentamente agarrado pelos funcionários da companhia e teve o rosto machucado ao ser puxado para fora da cadeira e bater com a face na poltrona a frente. Em vídeos publicados nas redes sociais é possível ver ainda o homem sendo arrastado pelos braços pelo corredor da aeronave.

Após o incidente e o protesto de outros passageiros, Doa teve autorização de voltar para o seu lugar. Em outra gravação publicada nas redes sociais, ele aparece com a boca ensanguentada e repete diversas vezes: "Apenas me mate"

Nesta segunda-feira, 10, Oscar Munoz, porta-voz da companhia aérea, divulgou uma carta através do Twitter oficial da empresa explicando o caso e se desculpando: "Isso é um evento triste para todos nós da United. Peço desculpas por ter que reacomodar estes clientes. Nossa equipe está se movimentando com um sentimento de urgência para trabalhar com as autoridades e realizar a nossa própria revisão detalhada do que aconteceu. Também procurando por esse passageiro para conversar diretamente com ele e e resolver esta situação. "

Em outro comunicado, a companhia se desculpou por ter vendido mais passagens do que o avião poderia comportar. "O Voo 3411 de Chicago para Louisville estava com overbook. Depois de nossa equipe procurar por voluntários, um cliente se negou a sair da aeronave espontaneamente e agentes da lei foram chamados ao portão de embarque. Nós pedimos desculpas pela situação de overbook. Mais detalhes sobre o passageiro removido devem ser enviados às autoridades", escreveu. 

Veja também: United Airlines pede desculpas após violência contra passageiro nos EUA

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