20/05/2018 23:43:00 - Atualizado em 20/05/2018 23:45:00

Maduro é reeleito na Venezuela, diz Conselho Nacional Eleitoral

Redação RedeTV

Numa eleição cercada de polêmicas, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi reeleito para mais um mandato de seis anos. Segundo o Conselho Nacional Eleitoral, Maduro foi reeleito com 5.823.728 votos. Mais de 96% das urnas haviam sido apuradas. Nicolás está no poder desde 2013.

A votação teve horário ampliado e a oposição denunciou diversas fraudes ao longo do domingo. Os dois principais candidatos da oposição nas eleições , o ex-chavista Henri Falcón e o pastor evangélico Javier Bertucci, acusaram o governo de pressionar eleitores a votar no atual mandante por meio do Carnê da Pátria, documento que dá acesso a benefícios e serviços públicos aos mais pobres. 

O resultado final também não deve ter o reconhecimento de boa parte da comunidade internacional Os EUA já declararam que não vão dar o carimbo de "ok" ao pleito de domingo.

O comparecimento foi baixo, segundo os primeiros dados. Cerca de 20,5 milhões de eleitores estavam registrados para votar, mas o comparecimento foi de 32%, de acordo com fontes do governo, o que significaria aproximadamente pouco mais de 6 milhões.

Se seus adversários o acusam de ser um "ditador" e de empurrar a Venezuela para um abismo socioeconômico, Nicolás Maduro responde dizendo que é "vítima" dos EUA e da "guerra econômica da direita".

Veja também: Crise migratória dos venezuelanos: como resolver?

Recomendado para você

Comentários