29/11/2015 13:56:00 - Atualizado em 29/11/2015 13:58:00

Horas antes da COP-21, confronto é registrado em Paris

ANSA


(Foto: Reuters)

Um dia antes do início da 21ª Conferência do Clima das Nações Unidas (ONU), a COP-21, confrontos entre manifestantes e policiais estão sendo registrados em Paris, na França.

Assim como em outras cidades ao redor do mundo, dezenas de franceses saíram às ruas neste domingo, dia 29, para pedir um acordo que reduza as emissões de gás carbônico, que causa o efeito estufa e altera as condições climáticas no planeta.

Confusão teve início quando forças de segurança tentaram dispersar grupos que participavam de protesto não autorizado na capital francesa. Em estado de emergência por conta dos ataques realizados por jihadistas do Estado Islâmico (EI, ex-Isis), a Prefeitura proibiu qualquer tipo de manifestação, como medida de segurança.

Para não quebrar as normas, manifestantes, em um primeiro momento, fizeram apenas um cordão humano. Mais tarde, dezenas de pessoas, algumas mascaradas, foram se juntando ao ato e mudando sua característica pacífica.

Na Place de la Republique, manifestantes atiraram pedras e garrafas contras os policiais, que responderam com bombas de gás lacrimogêneo.

Segundo testemunhos de pessoas que passaram pelo local, alguns manifestantes chegaram a usar objetos deixados na praça para homenagear os 130 mortos nos atentados terroristas do último dia 13 para atirar na Polícia.

Protestos estão sendo realizados neste domingo em diversas cidades ao redor do mundo, como Madri, Atenas, Berlim e Bruxelas. Manifestantes querem a aprovação do acordo que, acreditam, irá garantir um futuro mais justo e sustentável.

Recomendado para você

Comentários