26/04/2017 02:46:00 - Atualizado em 26/04/2017 02:56:00

Gafe derruba o ministro da Reconstrução do Japão

Redação RedeTV! com Agência EFE

O ministro da Reconstrução do Japão Masahiro Imamura pediu demissão no início desta quarta-feira (26). O pedido de desligamento ocorreu por causa da repercussão negativa de um comentário que o político fez sobre o terremoto seguido de tsunami que atingiu o país no ano de 2011. Imamura teve o pedido aceito e foi imediatamente substituído por Masatoshi Yoshino, ex-vice-ministro do Meio Ambiente, segundo informações da Agência EFE. 

Um dia antes, Imamura teria dito, em uma reunião do Partido Liberal Democrata (PLD), que “foi uma sorte o desastre do dia 11 de março de 2011 atingir o nordeste do país, em vez da área metropolitana de Tóquio”.

Logo depois de cometer a gafe, Imamura chegou a se retratar e pediu desculpas ao primeiro-ministro Shinzo Abe, que, segundo a agência de notícias, classificou as declarações do então responsável pelo ministério da Reconstrução como "extremamente inadequadas e dolorosas para as pessoas afetadas pela tragédia". 

O ministério que Inamura ocupava foi criado justamente em 2011, com o intuito de lidar com a reconstrução das áreas afetadas pelo terremoto seguido de tsunami e, ainda, com questões ligadas ao acidente nuclear de Fukushima, decorrente do mesmo abalo sísmico. 

Recomendado para você

Comentários