03/04/2017 09:34:00 - Atualizado em 03/04/2017 15:10:00

Explosão deixa mortos e feridos no metrô de São Petersburgo, na Rússia

Redação/RedeTV! com Ansa

(Foto: Reprodução/Twitter)

Uma explosão entre duas estações de metrô de São Petersburgo na Rússia matou ao menos 10 pessoas desta segunda-feira (3), informou a ministra da Saúde do país, Veronika Skvortsova, segundo a CNN. De acordo com o último balanço divulgado pelo Comitê Nacional Antiterrorismo do país, cerca de 50 outras pessoas ficaram feridas. Veículos de mídia do país divulgaram a foto do possível suspeito de ter plantado ao menos uma das bombas.

Em sua página no Facebook, o primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev, afirmou que a explosão foi um "atentado terrorista". Em comunicado, o Comitê de Investigação russo informou que está investigando o caso e examinará "todas as eventuais pistas".

De acordo com o Daily Mail, integrantes do Estado Islâmico comemoraram o ataque e afirmaram que trata-se de uma retaliação pelos bombardeios na Síria. 

A tragédia aconteceu quando o trem da linha azul seguia da estação Sennaya Ploshchad até a Tekhnologichesky Institut. Após o ocorrido, o governo decidiu fechar todas as estações da rede metroviária da cidade, informou a agência de notícias TASS.

Segundo a agência de notícias "Interfax", o incidente teria sido causado por um explosivo artesanal com cerca de 200 ou 300 gramas de TNT colocado dentro de um vagão. Uma segunda bomba caseira foi encontrada na estação Ploshchad Vosstaniya, mas foi desativada por agentes antes que causasse danos. 

Avisado do incidente, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que ainda não é possível descartar que as explosões foram fruto de terrorismo. "Os motivos [das explosões] não são claros no momento, não excluímos nenhuma pista: nem a criminal nem a terrorista", declarou. Ele disse ainda que as investigações "estão em curso".

Fotos e vídeos feitos no local mostram a estação completamente tomada pela fumaça. O vagão que sofreu a explosão está totalmente destruído e muitas pessoas aparecem feridas deitadas no chão sendo ajudadas por outras.

Policiais, bombeiros e ambulâncias já estão no local. "Preliminarmente, há uma fumaça muito forte. Especialistas em proteção contra a fumaça já foram chamados. A fonte da fumaça está sendo investigada", disse à "Sputnik" uma profissional do Ministério de Emergências russo.

Vídeo mostra desespero logo após as explosões:

(Foto: Reprodução/Twitter)

Recomendado para você

Comentários