15/07/2020 16:15:00 - Atualizado em 15/07/2020 16:33:00

Estátua de manifestante antirracista substitui monumento de escravocrata na Inglaterra

Redação/RedeTV!

A imagem do traficante de escravos, Edward Colston, havia sido derrubada e jogada em um rio durante ato do movimento "Black Lives Matter" 

(Foto: Reprodução/Instagram)

No mês de junho, a cidade britânica de Bristol, cerca de 200 km de Londres, ganhou as páginas dos jornais de todo o mundo depois que manifestantes antirracistas derrubaram uma estátua de um traficante de escravos e a jogaram em um rio. Nesta quarta-feira (15), o município volta ao noticiário ao inaugurar, no mesmo local, uma estátua de uma mulher negra com o punho direito erguido em uma saudação ao Black Power

Veja o vídeo da derrubada da antiga instalação: 

Edward Colston, traficante de escravos que fez fortuna no final do século 17, teve a sua erguida estátua em 1895 em Bristol. Em junho de 2020, um protesto antirracista que derivou da morte de George Floyd, homem negro morto asfixiado por um policial branco duruante uma abordagem nos Estados Unidos, derrubou a homenagem ao escravocrata e a jogaram no rio Avon. 

Jen Reid, mulher negra moradora de Bristol que participou das manifestações do movimento "Black Lives Matter" (Vidas Negras Importam) em Bristol, foi a escolhida para substituir o espaço deixado por Colston. A imagem de Reid erguida em cima do pedestal vazio foi feita pelo artista Marc Quinn. "Esta escultura em tamanho real é baseada em uma imagem que eu vi no Instagram da moradora local Jen Reid em pé no pedestal vazio com o punho levantado em uma saudação ao Black Power, um momento espontâneo após um protesto da Black Lives Matter em junho de 2020", escreveu em sua conta no Instagram. 

(Foto: Reprodução/Instagram)

Intitulada como "A Surge of Power (Jen Reid) 2020", a imagem não deve ficar no local por muito tempo. O próprio artista admitiu que não pediu autorização das autoridades para que ela ficasse ali para sempre. 


Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários