17/06/2016 13:28:00 - Atualizado em 17/06/2016 13:36:00

Escolas britânicas adotam uniformes sem gênero

Redação RedeTV!

(Foto: Divulgação)

Cerca de 80 escolas britânicas abandonaram o código de vestimenta tradicional e adotaram uniformes sem gênero. Agora, meninas podem usar calças, e meninos, saias.

Em entrevista ao jornal The Guardian, Liana Richards, professora do colégio comunitário Uplands, na Inglaterra, explica que a proposta "tem a intenção de não restringir os alunos que não se encaixam nos gêneros binários". "Não vimos muita diferença ainda, mas algumas garotas já escolheram usar calça ao invés de saia", comentou Liana.

A medida foi financiada pelo governo para apoiar as crianças da comunidade LGBTS, e para transformar as escolas em um espaço onde elas podem questionar e refletir a identidade de gênero.

Para Paula Weaver, diretora da escola primária Allens Croft, de Birmingham, os colégios estão fazendo sua parte para combater a homofobia e a transfobia. "Acreditamos que as crianças têm o direito de expressar sua própria identidade de uma forma que é mais confortável para eles", disse. Paula também comentou se houve alguma reação dos pais. "Ainda não, mas o negócio é o seguinte: não estamos forçando ninguém a nada", explicou. "Não se trata de influenciar as crianças. Trata-se de dar-lhes escolha".

Apesar da medida, a diretora afirmou que alunos meninos não se sentem confortáveis em usar saias. "Mas isso é sobre o que é visto como aceitável na sociedade, e você sabe o que mais? Precisamos mudar isso também", concluiu.

(Foto: Divulgação)

Recomendado para você

Comentários