16/07/2018 07:57:00 - Atualizado em 16/07/2018 09:59:00

Encontro entre Trump e Putin será privado e deve durar pouco mais de uma hora

Redação/RedeTV! com Agência Brasil

Resultado de imagem para trump e putin divulgação
(Courtesy of Bundesregierung/Handout via Reuters)

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump e Vladimir Putin, líder russo, devem se encontrar em Helsinque, capital da Finlândia, nesta segunda-feira (16). A reunião deve ter duração de uma hora e meia e só terá a presença de seus intérpretes. As informações foram divulgadas pelo palácio presidencial finlandês, segundo o Independent.

O início do encontro entre Putin e Trump estava previsto para 7h15 (horário de Brasília), mas começou atrasada. Trump, que atrasou seu trajeto até o palácio aparentemente para não chegar antes de Putin, apareceu mais de meia hora (7h57, em Brasília) depois do horário estipulado para o começo da cúpula.

Após a reunião, que acontecerá no Salão Gótico do Palácio Presidencial da Finlândia, os dois sairão acompanhados por um grupo em um almoço de trabalho no Salão de Espelhos.

O presidente Putin só pôde chegar em Helsinque nesta manhã, pois no domingo (15) ainda celebrava a final da Copa do Mundo na Rússia. Donald Trump, que chegou no domingo, já teve teve a oportunidade de conversar com o presidente filandês, Sauli Niinistö. O presidente norte-americano enviou mensagens a Putin, elogiando a organização do evento, encerrado ontem (16), em Moscou. "Um dos melhores mundiais de futebol", afirmou o norte-americano.

Segundo a imprensa finlandesa, apesar de aspectos negativos, a partir de críticas de Trump à Rússia, é possível sair um resultado positivo do encontro. A expectativa é que, durante a reunião, os presidentes conversem sobre Síria, Ucrânia (de acordo com a visão Rússia) e acordos bilaterais.

Há informações de que Trump insistirá na questão da suposta interferência russa nos assuntos internos dos Estados Unidos, incluindo uma controvertida acusação contra 12 militares russos. A denúncia é que os russos teriam interceptado comunicação e páginas na internet nos Estados Unidos para manipular informações dos comícios de 2016, quando Trump disputou as eleições com a democrata, Hillary Clinton.

Durante a reunião também deverão ser tratadas violações de direitos humanos e de convenções diplomáticas.

Recomendado para você

Comentários