20/01/2017 06:13:00 - Atualizado em 20/01/2017 06:15:00

Donald Trump toma posse hoje como presidente dos Estados Unidos

(Imagem: Divulgação)

Depois de uma corrida presidencial conturbada em que, na reta final, o republicano Donald Trump contrariou prognósticos e derrotou a democrata Hillary Clinton, finalmente chegou o dia da posse.

A campanha do republicano foi repleta de polêmicas e escândalos. Preterido, inclusive, por muitas pessoas de dentro do próprio partido, o magnata fez promessas que o mundo teme serem cumpridas, como a construção de um muro para separar os Estados Unidos e o México e a deportação de imigrantes indocumentados. Trump ainda prometeu, recentemente, acabar com um legado importante do governo de Barack Obama, o “Obamacare”.

O mandato do 45º presidente dos Estados Unidos começará a ser escrito hoje e algumas pistas poderão ser dadas por Trump no discurso que ele fará logo depois do juramento presidencial, previsto para ocorrer às 15h (horário de Brasília). 

O dia será cheio na agenda no republicano. Logo cedo, Trump, o vice Mike Pence e as famílias de ambos participam de um compromisso religioso na Igreja de Saint John, próxima da Casa Branca. Na sequência, os novos ocupantes da residência presidencial devem receber as boas-vindas de Barack Obama e de sua mulher Michelle. De lá, os dois casais seguirão para o Capitólio. 

Às 12h30 (horário de Brasília) terá início a cerimônia de posse, com números musicais e a presença de líderes religiosos e ex-presidentes dos Estados Unidos. 

Às 14h30 serão feitos os primeiros discursos, líderes religiosos farão orações e o vice-presidente Mike Pence fará seu juramento. 

Finalmente, às 15h, Trump fará o juramento presidencial e discursará para os presentes e para todo o mundo. 

Às 15h30, presidente e vice participam de um almoço no Capitólio.

Entre às 18h e as 22h está previsto o desfile da posse, em um trajeto de 2,4 km entre o Capitólio e a Casa Branca.

Para finalizar o primeiro dia, Donald Trump, Mike Pence e as mulheres de ambos participam de três bailes de gala distintos entre 23h e 1h de sábado. As festividades pela posse do novo presidente dos Estados Unidos devem durar mais dois dias. 

Recomendado para você

Comentários