04/08/2020 10:07:00 - Atualizado em 04/08/2020 10:12:00

Covid-19: Estado da Austrália impõe multa de quase R$ 20 mil para infectado que violar isolamento

Redação/RedeTV!

Inspeções em casas de pessoas contaminadas mostraram que quase um terço da população desrespeitava restrições

(Foto: AP Photo/Achmad Ibrahim)

Qualquer pessoa que tiver contraído Covid-19 em Victoria, na Austrália, e for pega fora de sua casa enquanto estiver doente, poderá ser multada em quase 5 mil dólares australianos (equivalente aproximadamente R$ 19 mil). Essa é uma das ações que o segundo estado mais populoso do país impôs para retardar a propagação do coronavírus

O anúncio da medida foi feito nesta terça-feira (4). O estado de Victoria também definiu um toque de recolher noturno, além de apertar as restrições à circulação de pessoas e ordenar que grande parte da economia local fechasse.

Mesmo com as ordens de isolamento, o primeiro-ministro do estado, Daniel Andrews, afirmou que quase um terço dos que haviam contraído Covid-19 não estava em casa quando fiscalizados pelas autoridades. Isso fez com que o governo adotasse novas e mais severas penalidades para interromper a transmissão comunitária do vírus.

Diante dos níveis "inaceitáveis", Andrews declarou "estado de emergência" em todo o estado e disse que a capital estadual, Melbourne, ficará sob as restrições da chamada "fase 4", a mais rigorosa do plano de reabertura econômica, até 13 de setembro.

Os residentes da cidade podem sair no máximo uma hora por dia para praticar esportes, a uma distância não superior a cinco quilômetros de suas casas, e apenas uma pessoa por residência poderá sair e fazer compras essenciais.

A maior parte das faculdades e universidades de Melbourne terá que retomar o ensino à distância a partir de quarta-feira (5) à noite, algumas semanas após o retorno às salas de aula. Escolas e creches fecharão a partir de quinta-feira (6). Além disso, cerimônias de casamento estão proibidas na cidade.

A capital Melbourne continua registrando centenas de novos casos de Covid-19 por dias. O toque recolher para a população da cidade será entre as 20h e as 5h. A medida deve durar seis semanas.

Veja também!

>>> STF revoga decisão que autorizava acesso a dados da Lava Jato

>>> Auxílio: novo calendário de pagamento para mais 1,15 milhão de beneficiários é divulgado

>>> Rússia prepara vacinação em massa contra a Covid-19 a partir de outubro


Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários