16/12/2017 09:40:00

Chilenos escolhem novo presidente no domingo em segundo turno equilibrado

Redação/RedeTV!

Piñera e Guillier (Foto: divulgação)

Sebastián Piñera e Alejandro Guillier concorrem no segundo turno na eleição presidencial chilena que será decidida em um segundo turno equilibrado no domingo (17).

Piñera, que já governou o Chile, apareceu na última pesquisa eleitoral Cadem, divulgada no dia de 1º de dezembro, com 40% das intenções de voto. Em um empate técnico, Guillier, famoso apresentador de TV e candidato da situação, surgiu com 38,6%.

Um número expressivo de entrevistados, 21,4%, disseram que não sabiam em quem votar, votariam em branco ou nulo ou que não iriam às urnas, o que é permitido pela lei chilena. 

Não há pesquisas mais recentes porque levantamentos do tipo no Chile só podem ser divulgados em, no máximo, 15 dias antes da eleição.

Piñera saiu vencedor no primeiro turno, com 36,6% dos votos. Guillier obteve 22% dos votos. Em mais uma demonstração de como o pleito está equilibrado, a terceira colocada, a jornalista Beatriz Sánchez, teve 20% dos votos e quase conseguiu ir para o segundo turno.

Embora não existam muitas certezas em relação ao resultado da eleição presidencial, acredita-se que os votos da coalizão de partidos de esquerda Frente Ampla, que foi representada por Beatriz Sánchez no primeiro turno, sejam definitivos para a escolha do nome do novo líder chileno.

Com isso, é mais fácil enxergar um crescimento de Guillier do que de Piñera, que está bem mais distante da Frente Ampla. O Partido Democrata-Cristão também anunciou que está com o candidato de Bachelet. Mesmo assim, o resultado do pleito deve se manter como uma incógnita até a contagem dos votos.

Boris Casoy: "Campanha governista ganha impulso na eleição do Chile"

Recomendado para você

Comentários