10/10/2017 15:12:00 - Atualizado em 10/10/2017 15:24:00

Catalunha anuncia início de processo de independência

Ansa

O presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, afirmou nesta terça-feira (10) que o governo regional celebrará uma sessão ordinária para declarar a independência da comunidade autônoma e iniciar um processo constituinte.

Em um discurso no Parlamento local, Puigdemont afirmou que assume o "mandado do povo" para que a Catalunha se torne um "Estado independente". "As urnas dizem sim à independência, e este é o caminho que estou disposto a percorrer", afirmou o presidente.

No entanto, pedindo "diálogo", Puigdemont propôs a suspensão da declaração de independência por "algumas semanas" para que se abra um canal de negociações entre Barcelona e Madri. "Apelo à responsabilidade de todos. Ao governo espanhol, peço que aceite a mediação", acrescentou.

Em seu pronunciamento, realizado com uma hora de atraso por causa de negociações de última hora entre os membros da coalizão governista, o presidente catalão afirmou que o resultado do plebiscito de 1º de outubro, quando mais de 90% dos eleitores disseram "sim" à secessão, deu à região o direito de ser um "Estado independente".

Se dirigindo aos cidadãos espanhóis, Puigdemont pediu que as pessoas reconheçam o "esforço" que levou a Catalunha até esse momento. "Não somos delinquentes, não somos loucos, não somos golpistas. Somos pessoas normais que querem votar. Não temos nada contra a Espanha e os espanhóis, mas a relação não funciona há muitos anos. E nada foi feito para reverter uma situação que se tornou insustentável", salientou.

Recomendado para você

Comentários