19/06/2017 09:53:00 - Atualizado em 19/06/2017 10:25:00

Bombeira novata ajudou a salvar vidas em incêndio em Londres

Redação/RedeTV!

(Foto: Reprodução/Facebook)

Recém-formada, a bombeira novata April Cachia, de 26 anos, ajudou a salvar vidas e enfrentar o incêndio da Grenfell Tower, em Londres (Inglaterra), que ocorreu na última quarta-feira (14). April havia iniciado no corpo de bombeiros apenas cinco dias antes da tragédia, mesmo assim fez questão de fazer parte da linha de frente da corporação e entrar no edifício em chamas para recuperar vítimas. 

"Era como se o fim do mundo estivesse acontecendo. Minha adrenalina subiu e eu só pensava: 'Me deixe entrar lá, eu quero ajudar, nasci para isso'", contou a mulher em entrevista ao Daily Mail. 

April e os colegas entraram e subiram pelas escadas da torre, socorrendo alguns feridos enquanto outro grupo de bombeiros procurava mais vítimas do incêndio. "Eu nunca tinha feito nada parecido, mas algo dentro de mim dizia que era isso que eu deveria fazer. Nunca esquecerei as coisas que as pessoas me falavam enquanto as ajudava", contou a bombeira. 

"Lá dentro tinha muita fumaça, o que fazia os olhos lacrimejarem. Qualquer momento em que alguém abria alguma porta o fogo aumentava e precisava de alguns minutos para se recuperar da dor", conta April, que passou mais de cinco horas dentro do edifício.

Por volta das 7h30 da manhã, a equipe da qual April fazia parte terminou de fazer tudo que podia ter feito e deixou o local. "Foi uma das coisas mais difíceis que eu fiz na vida, deixar aquela situação sabendo que ainda haviam pessoas lá dentro", afirmou ela.

Há menos de um ano, April trabalhou em um escritório como administradora de Recursos Humanos. Mas, de acordo com ela, ser uma bombeira é algo que sempre havia sonhado. 

Dessa forma, decidiu tornar-se voluntária com os Cadetes de Londres e foi aceita na Brigada de Incêncio de Londres em agosto de 2016. Participou de um curso intensivo de 11 semanas e se graduou em maio deste ano. 

O chefe da equipe de April, Jon Wharnsby, contou que a mulher fez muito bem seu trabalho. "Ela simplesmente entrou e fez o que devia fazer. Parece que será uma grande ajuda para nossa equipe". 

Assim como todos os bombeiros que trabalham naquele incêndio, April foi submetida a sessões de terapia para que se recuperar do trauma. "Tudo que eu vi ainda não foi superado, mas estou me recuperando e me cercando de amigos e família", disse. 

A novata não vê a hora de voltar ao trabalho e se diz muito orgulhosa de todos os colegas que arriscaram a própria vida para ajudar os outros naquela madrugada. "Estou rezando e mandando todo meu amor para as famílias que foram devastadas por essa tragédia". 

O incêndio entrou pra lista de um dos maiores já registrados na capital britânica. Até o momento, são 79 vítimas fatais - nesse número, estão inclusos também pessoas desaparecidas, mas sem esperanças de serem encontradas vivas pela polícia.

(Foto: Reprodução/Facebook)

Veja também: Elizabeth II faz homenagem para vítimas de incêndio

Recomendado para você

Comentários