09/08/2016 13:33:00 - Atualizado em 09/08/2016 13:54:00

Bebê que nasceu com meningite e buracos no coração desafia médicos ao completar 6 meses

Redação RedeTV!

A pequena Tiger-Jade Jarvis completou seis meses de vida e, para os pais dela, isso é motivo para comemorar. Isso porque a menina contraiu meningite viral após o parto e nasceu complicações cardíacas, incluindo 15 buracos em seu coração, e os médicos disseram que ela poderia morrer em poucos dias. Contrariando as expectativas dos médicos, a garotinha sobreviveu, continua lutando e agora se prepara para uma grande cirurgia. 

(Foto: Reprodução/GoFundMe/Daily Mail)

Ao Daily Mail, Samantha Allsop, de 29 anos, contou que ficou devastada ao descobrir que a criança nasceria com problemas no coração depois de um ultrassom na 23ª semana de gestação.

Na 36ª semana, outro exame mostrou que os batimentos cardíacos do bebê estavam fracos e obrigou os médicos a submeterem a mulher a uma cesariana de emergência. Ela deu à luz em 5 de fevereiro, uma sexta-feira, e ouviu dos médicos que, além do problema no coração, a pequena havia nascido com meningite viral e talvez não aguentasse até o final de semana.

"Os médicos lutaram por seis horas para salvá-la. Ela foi diagnosticada como meningite viral, bloqueio das válvulas aórticas, vários furos em seu coração, ausência de vesícula biliar, fígado aumentado, coluna fundida, costelas fundidas, baço quebrado, ossos curtos e problemas respiratórios", escreveu a mãe em uma página no GoFundMe criada para arrecadar doações para pagar uma viagem que a família pretende realizar após a cirurgia.

Ao jornal britânico, a moradora de Birmingham (Inglaterra) acrescentou que a condição da filha era tão grave que, nos primeiros minutos de vida, ela só conseguiu respirar com ajuda de aparelhos. "Eu estava assustada porque nós sabíamos direito o que iria acontecer em seguida. Você só consegue pensar: 'Deus, ela vai morrer'", relembra a mãe. "Eu não sabia se ela estava bem, e os médicos continuavam dizendo que estavam cuidando dela".

Depois de duas semanas respirando com a ajuda de aparelhos, a menina começou a respirar por conta própria. Na semana seguinte, um exame mostrou que ela estava livre da meningite. No entanto, a doença pode ter afetado o desenvolvimento da criança, que será mais lento, segundo os médicos. "Mas ela está aqui e isso é tudo o que importa", comenta a mãe.

Por enquanto, a família tem vivido no hospital para acompanhar de perto os procedimentos médicos. Tiger-Jade já passou por cirurgias para corrigir um problema na válvula mitral e fechar dois dos buracos em seu coração. 

Além dos problemas no desenvolvimento, a menina ainda terá, de acordo com os médicos, problemas para aprender a andar, já que nasceu com os pés tortos. A família ainda espera o resultado de um outro exame, que irá esclarecer se Tiger-Jade também nasceu com nanismo.

Para a mãe, a menina é uma guerreira: "Ela não pediu para estar aqui, mas é forte".

Recomendado para você

Comentários