23/03/2017 08:41:00 - Atualizado em 23/03/2017 08:56:00

Autor de atentado já foi investigado por terrorismo, diz Theresa May

Redação/RedeTV!

A primeira-ministra britânica, Theresa May, confirmou nesta quinta-feira (23) que o autor do atentado terrorista que matou quatro pessoas e feriu 40 em Londres nasceu no Reino Unido e já tinha sido monitorado pelos serviços de inteligência por atividades extremistas islâmicas.

O terrorista, que atropelou nesta quarta-feira (22) vários pedestres na calçada da ponte de Westminster e depois esfaqueou um policial que impediu sua entrada da sede do Parlamento, acabou morto pelos agentes.

"A polícia o identificou [terrorista] e posso dizer que ele nasceu no Reino Unido e foi investigado pelo MI5 [agência de inteligência britânica] por suspeita de extremismo violento. Não houve informação de inteligência que ele cometeria um ato [terrorista], disse May em discurso no Parlamento que reabriu hoje, tentando voltando à normalidade.

"Não temos medo e não vamos nos intimidar", afirmou ainda a premiê. "Trata-se de um atentado contra um povo livre", criticou. "Milhões de atitudes de normalidade são a resposta para o terrorismo", finalizou.

Até o momento, ao menos oito pessoas foram presas pela polícia. As prisões foram efetuadas após buscas em seis casas localizadas em Londres e Birmingham.

Mais cedo, em entrevista coletiva, Mark Rowley, chefe do departamento antiterrorismo da capital inglesa, afirmou que o autor do atentado pode ter agido sozinho, mas motivado pelas mensagens de ódio divulgadas por grupos terroristas internacionais. Ainda segundo Rowley, não há evidências da existência de novas ameaças terroristas em Londres.

Recomendado para você

Comentários