15/07/2016 08:48:00 - Atualizado em 15/07/2016 10:01:00

Autor de ataque em Nice disse que estava vendendo sorvete para enganar a polícia

Redação/RedeTV!

O autor do atentado em Nice ocorrido nesta quinta-feira (14), que matou pelo menos 84 pessoas e deixou mais de 100 feridas, permaneceu estacionado com o caminhão por cerca de 9 horas antes de arrancar em direção às vítimas no Passeio dos Ingleses. Durante esse tempo, segundo o jornal Daily Mail, ele chegou a ser abordado por policiais, mas alegou estar vendendo sorvete.

Ainda de acordo com a publicação, apesar de terem questionado o motorista, policiais da cidades do sul da França nada fizeram para retirá-lo do local. Caminhões pesados normalmente são proibidos de circularem durante feriados e aos domingos na cidade, mas por vezes são liberados para fazer entrega.

Segundo o governo local, que classifica a ação como atentado, o caminhão estava carregado com armas e uma granada, mas depois disseram que eram falsas.

Nesta sexta-feira (15), o atirador foi identificado por uma agência francesa como sendo Mohamed Lahouaiei Bouhlel. Segundo a imprensa local, Mohamed tinha 31 anos, era franco-tunisiano, casado, pai de três filhos e motorista profissional.

Relembre o caso

O ataque com um caminhão que avançou sobre uma multidão na quinta-feira (14) deixou ao menos 84 pessoas mortas e dezenas de feridos durante a comemoração do feriado do Dia da Bastilha, na cidade francesa de Nice. O presidente francês, François Hollande, definiu o caso como um ato terrorista.

O atentado aconteceu quando um caminhão branco avançou em zigue-zagues ao longo da avenida à beira-mar Promenade des Anglais durante uma queima de fogos em homenagem ao feriado nacional, pouco depois das 22h30 do horário local.

O motorista, identificado como Mohamed Lahouaiej Bouhlel, é franco-tunisiano e tem 31 anos. Testemunhas indicam que ele disparou antes de policiais o matarem a tiros. O homem não estava na lista de suspeitos dos serviços de inteligência franceses, mas era conhecido da polícia por sua ligação com crimes comuns, como roubo e violência, informou uma fonte da Reuters.

De acordo com um funcionário da prefeitura, o veículo seguiu em alta velocidade por até 2 quilômetros. Várias crianças estão entre os mortos.

Recomendado para você

Comentários