21/11/2017 15:26:00 - Atualizado em 21/11/2017 15:30:00

Após 37 anos no poder, Robert Mugabe renuncia à Presidência do Zimbábue

Redação RedeTV

O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, no poder já 37 anos, renunciou ao posto nesta terça-feira.

O mandatário de 93 anos enviou uma carta de demissão que encerra o mais novo ciclo de instabilidade do país. Mugabe era o presidente mais longevo do mundo.

A notícia da renúncia foi recebida com festa na capital Harare e chega no mesmo dia em que o Parlamento iniciou o processo de impeachment de Mugabe. A medida foi apoiada pelo Zanu-PF, partido do então presidente.

O líder de 93 anos estava sob custódia das Forças Armadas desde o dia 15 de novembro, quando os militares assumiram oficialmente o comando do Zimbábue.

A manobra tinha o objetivo de afastar e prender criminosos dentro do governo. Isso tudo depois de um expurgo promovido por Mugabe contra mais de 100 funcionários públicos acusados de apoiarem o então vice-presidente, Emmerson Mnangagwa, destituído por Robert.

Mugabe governava o país desde a independência do Reino Unido - primeiro como premiê (1980-87) e depois como presidente (87-2017).

Tido como libertador no início da carreira política, sua imagem logou mudou a de um ditador acusado inúmeras vezes de violações dos Direitos Humanos.

Recomendado para você

Comentários