23/05/2016 20:20:00 - Atualizado em 23/05/2016 20:29:00

Alpinista morre ao tentar escalar o Monte Everest para provar que 'vegetarianos também são fortes'

Redação RedeTV!

(Foto: Reprodução/Twitter/7NewsMelbourne)

A professora australiana Maria Strydom, de 34 anos, morreu durante a semana passada ao tentar realizar um sonho de escalar o Monte Everest. Sua intenção era provar que os clichês sobre a fraqueza dos vegetarianos são 'uma bobagem'.

Ela postou em seu blog no site da universidade em que trabalhava sobre seu objetivo: "As pessoas têm essa ideia distorcida de que os vegetarianos são desnutridos e fracos. Ao subir os sete cumes, queremos provar que os veganos podem fazer qualquer coisa", disse.

Segundo informações do "The New York Times", Maria e o marido, Robert Gropel, tinham subido picos como o Aconcágua, na Argentina, o Ararat, na Turquia, o Kilimanjaro, na África, e o Denali, no Alasca, coisa que pouquíssimos carnívoros conseguiram fazer. Porém, durante a descida, a professora não resistiu e morreu após complicações respiratórias. Seu corpo foi encontrado no último sábado (21).

Seu marido também passou mal e foi internado, mas está fora de perigo. “Ela estava cansada e sua energia caiu. Não havia oxigênio suficiente para ela quando estava numa altitude de 7,8 mil metros”, afirmou Furtengi Sherpa, gestor operacional da empresa Seve Summit Treks, que levou o casal. 

Esta foi a quarta morte de alpinistas em quatro dias, informam as autoridades locais.

O Monte Everest

Esta é a montanha mais alta do mundo, com 8.848 metros de altitude. Está localizada no continente asiático, na cordilheira do Himalaia, entre a China e o Nepal.

Seu nome é uma homenagem a George Everest, topógrafo indiano que foi o primeiro a estabelecer sua altitude e posição. Isso aconteceu em 1841 e a montanha foi batizada, primeiramente, com o nome de Pico XV.

Recomendado para você

Comentários