24/09/2017 04:55:00 - Atualizado em 24/09/2017 11:23:00

Alemanha vai as urnas e deve dar quarto mandato seguido a Angela Merkel

Redação RedeTV!

Angela Merkel (Imagem: Reprodução RedeTV!)

Pesquisas de intenção de voto na Alemanha indicam que a chanceler Angela Merkel, da União da Democracia Cristã (CDU), deve ser eleita para o quarto mandato à frente do governo alemão. As eleições gerais ocorrem no país neste domingo (24) e mais de 60 milhões de alemães estão aptos a comparecerem às urnas entre as 8h e as 19h para a renovação do Parlamento Federal Alemão, o ‘Bundestag’. 

O principal adversário de Merkel, Martin Schulz, do Partido Social-Democrata (SPD), segunda força política do país, tem a difícil missão de impedir mais um mandato da atual chanceler, mas com o crescimento do PIB e a arrecadação do governo superando os gastos, nem mesmo a crise migratória conseguiu abalar a confiança dos alemães na mulher forte da Europa. 

Se as pesquisas estiverem corretas, o Parlamento Alemão deve ter, pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial, seis partidos. Pode ser, também, a primeira vez desde o fim do conflito, em 1945, que o país tenha uma legenda de direita nacionalista anti-islã e anti-imigração. Trata-se do Alternativa Para a Alemanha (AfD), partido fundado em 2013 e que, segundo estimativas, pode atingir 12% dos eleitores, obtendo 50 cadeiras em 630 possíveis. 

O Bundestag é responsável, entre outras coisas, por eleger ou destituir o chanceler da Alemanha. A coligação entre a CDU e a União Social-Cristã da Baviera (CSU), que contam como um partido só, deve obter 36% dos votos, garantindo assim a permanência de Merkel por mais quatro anos à frente do governo alemão. 

Martin Schulz (Imagem: Reprodução Twitter)

Além da CDU/CSU, do SPD, que tem 23% das intenções de voto, e da AfD, outros três partidos devem compor o Bundestag; o Partido Liberal (FDP), o Partido Verde (Die Grünen) e a Extrema-Esquerda (Die Linke). 

Será a primeira eleição no país depois da crise migratória que fez com que a Alemanha recebesse, a partir de 2015, quase 900 mil refugiados. Além de lidar com esse tema sensível, Merkel, considerada a mola propulsora da União Europeia, terá outros grandes desafios não somente à frente de seu país, mas também do bloco europeu, que vão desde a economia até à manutenção da zona do Euro. 

Como votam os alemães

A Alemanha adota o sistema distrital misto, ou seja, o eleitor vota em seu distrito e, também, em uma lista fechada dos partidos. O país conta com 299 distritos, estimando-se que haja um para cada 250 mil habitantes. 

O eleitor recebe duas cédulas para fazer seu voto e, com isso, é possível votar em um candidato de um partido e em uma lista de outra legenda. Eleitores a partir dos 18 anos estão aptos a votar e o voto é facultativo. 

Com o primeiro voto, os candidatos mais votados recebem o direito de compor metade do Bundestag. A outra metade sai dos votos em lista, que determinam quantas cadeiras cada partido terá no Parlamento. 

O resultado das eleições na Alemanha deve ser conhecido em poucas horas, ainda que o país não use sistema eletrônico para realizar o pleito. 

Recomendado para você

Comentários