16/07/2018 19:08:00 - Atualizado em 16/07/2018 21:23:00

Título de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras da República Francesa é dado para Franz Vacek

Redação/RedeTV!

Franz Vacek é Superintendente de Jornalismo, Esportes e Digital da RedeTV!
(Foto: Divulgação/RedeTV!)

O Superintendente de Jornalismo, Esportes e Digital da RedeTV!, Franz Vacek, foi condecorado com um título que pouca gente tem e uma das maiores honrarias do governo Francês. O jornalista que é franco-brasileiro recebeu a condecoração de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras da República Francesa.

"Mais importante ainda do que ele fez para a comunidade francesa é o que ele fez para o Brasil, que é o país onde ele trabalha. E o que ele fez pelo Brasil, ele é um correspondente internacional, ele sensibilizou muito o Brasil ao que acontece lá fora eu acho que isso é essencial para cidadãos também entenderem o mundo no qual eles estão evoluindo", destacou o Cônsul Geral da França em São Paulo, Brieuc Pont.

O título foi criado em 1957 pelo Ministério da Cultura da França e é uma homenagem às personalidades que contribuíram para a difusão da cultura francesa pelo mundo. 

Ao lado da família, de autoridades e de colegas, Franz Vacek agradeceu o reconhecimento da comunidade francesa: "Pra mim é realmente extraordinário, mas eu queria partilhar isso com todos os jornalistas, porque sempre é possível acreditar, acreditar em um mundo melhor, acreditar na matéria prima do jornalismo, que é o ser humano. Fui reconhecido aqui pelo meu trabalho como correspondente enfrentando guerras, vendo o mundo em transformação". 

O reconhecimento de um trabalho em todo o mundo. Franz Vacek foi correspondente internacional na RedeTV! e o primeiro repórter brasileiro a cobrir a guerra civil na Líbia e fez coberturas marcantes como a Primavera Árabe, Haiti, Fukushima, Chernobyl e Crimeia. Há quatro anos como superintendente na Rede TV!, contratou importantes profissionais da imprensa nacional, assinou com o consórcio internacional de jornalistas investigativos para trazer o caso Panama Papers para a televisão brasileira, fechou a exibição de diferentes modalidades esportivas, além de criar uma grade online digital. 

E a data foi ainda mais especial. O jornalista foi homenageado durante a celebração da Queda da Bastilha, comemorada no dia 14 de julho, e marca a revolução Francesa que abriu caminho para o estado democrático do país em 1789.

"É uma homenagem muito justa, muito adequada em especial nessa data. Eu tenho certeza absoluta, até porque eu falava com ele alguns minutos atras, ele esta muito feliz e muito sensibilizado e com certeza será umas principais homenagens que ele receberá, talvez até ao longo da sua vida", exaltou Gilberto Kassab, ministro da Ciência e Tecnologia.

Já foram condecorados com a insígnia personalidades como o escritor Paulo Coelho, o músico Bono Vox do U2, Bob Dylan, Sean Connery, Roger Moore, Bruce Willis, Leonardo DiCaprio, Carla Bruni, Clint Eastwood, Amália Rodrigues, T. S. Eliot, entre outros.

Recomendado para você

Comentários