30/03/2017 16:18:00 - Atualizado em 10/04/2017 16:43:00

Simba Content - Saiba tudo sobre a saída da RedeTV!, Record TV e SBT das TVs fechadas

Redação RedeTV!

RedeTV!, SBT e Record TV saíram da programação das operadoras pagas NET, Claro, Embratel, Oi e Sky à 0h da quinta-feira de 30 de março, quando o sinal analógico de televisão foi desligado em São Paulo. Tudo porque as operadoras pagas não concordaram em pagar pelos direitos de transmissão do sinal digital das três emissoras, ao contrário do que já fazem com canais estrangeiros e com outras emissoras nacionais.

No último domingo (9), a Simba divulgou um comunciado falando da atual situação das negociações:

QUEREMOS CONTINUAR COM VOCÊ

Difícil encontrar quem não se emocione com novelas e séries no Brasil, ou que não se divirta com os programas de auditório, ou mesmo que não se preocupe em entender o que acontece no país e no mundo assistindo aos telejornais. E não seria bom se as emissoras abertas pudessem produzir cada vez mais tudo isso de forma democrática, independente e com qualidade?

Pois é justamente isso que a Simba Content, uma empresa formada pelas emissoras RecordTV, RedeTV! e SBT, quer. Entenda como.

A nova lei, em vigor desde 2011, permite que as emissoras de TV aberta possam negociar a programação de seus canais digitais com as operadoras de TV paga como forma de terem recompensados seus direitos autorais e de propriedade intelectual. Nada mais correto! Nada mais justo!

Antes dessa lei, não podíamos cobrar das operadoras. Agora podemos e é isso que a Simba Content, que representa essas três emissoras, está buscando junto à Net, ClaroTV, SKY, Vivo TV e OiTV.

Se ouvir algo como “ Essas emissoras querem agora cobrar do consumidor final”, saiba que é mentira! Queremos é receber um valor justo dessas operadoras, tal qual como pagam hoje para outras emissoras nacionais e estrangeiras. Se ouvir “Mas esses canais são de graça ou em cortesia”, tente ficar só com os canais abertos sem pagar nada. De graça de verdade, só a TV aberta que você recebe do ar!

A Simba Content e as emissoras RecordTV, RedeTV! e SBT assumiram um compromisso formal junto ao CADE  - Conselho Administrativo de Defesa Econômica - de investir, no mínimo, 60% do que receberem dessas operadoras de TV paga em produção de conteúdo, tecnologia de televisão e na criação de novos canais para os assinantes.

Imagine quantas oportunidades isso pode gerar de novos empregos, parcerias de coprodução, mais ofertas de mídia aos anunciantes e principalmente mais conteúdo nacional?

Ninguém pode deixar de reconhecer que, graças às TVs abertas, as operadoras de TV paga cresceram muito no Brasil, sem nunca terem pago pelo nosso conteúdo. Quem duvida disso, saiba que a TV aberta representa hoje mais de 50% da audiência dos domicílios de TV paga. Isso é uma realidade!

Só os canais da Simba Content representam 20% desse total, porque a programação dessas três emissoras é relevante para a vida dos brasileiros e garante uma diversidade de estilos, ideias e opiniões que são fundamentais para a formação dos valores de uma sociedade.

Enfim, esperamos sinceramente que as TV`s pagas entendam essa importância e busquem um acordo o mais rápido possível para que possamos restabelecer nossos sinais e para que os assinantes voltem a ter aquilo que sempre tiveram desde quando contrataram o serviço de TV por assinatura.

Simba Content

Entenda o caso

A Simba Content, criada pela RedeTV!, RecordTV e SBT, informou na quarta-feira de 29 de março, que as negociações pelo conteúdo das três emissoras com a operadora de televisão por assinatura Vivo TV avançam de maneira positiva. Por essa razão, a Simba decidiu manter o conteúdo disponível aos assinantes da operadora pelos próximos dias, enquanto as negociações acontecem.

Marcelo de Carvalho conta onde você pode assistir a RedeTV, Record TV e SBT

Marcelo de Carvalho explica a permanência da RedeTV!, RecordTV e SBT na Vivo:

Juntas, RedeTV!, RecordTV e SBT detêm grande parte da audiência da TV aberta e paga. Na TV aberta, as três emissoras continuam gratuitas e, agora, com qualidade digital. #QueremosContinuarComVc

Após a saída da RedeTV!, SBT e Record TV da programação das cinco operadoras pagas, subiu o número de reclamações nas centrais de atendimento da NET e da SKY. Além do descontentamento dos clientes, alguns deles têm pedido desconto e ressarcimento na fatura devido à retirada dos canais, segundo informou o "Reclame Aqui", site que defende os direitos do consumidor. 

"Sou assinante da Sky e estou sem os canais abertos que constam no contrato de adesão que assinei. São eles: Record, SBT, Rede TV, infringindo assim o Artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor", escreveu um cliente que registrou reclamação no site.

Uma alternativa caso NET, Claro, Embratel, Oi e Sky ignorem os apelos de seus assinantes é assistir a programação da RedeTV! pelo portal da emissora. Basta acessar a página www.redetv.uol.com.br/aovivo ou clicar na aba "Ao Vivo" no canto superior direito na homepage do portal da RedeTV!.

Saiba como solicitar com a sua operadora o sinal da RedeTV!, RecordTV e SBT para que a programação das três emissoras continue no seu pacote de TV por assinatura.

Você tem vários meios para fazer o pedido e a sua participação é muito importante.

Se você é cliente da NET, faça a solicitação nos contatos abaixo:

Telefone do SAC: 106 21
Site: http://www.netcombo.com.br/atendimento/fale-conosco
Twitter: twitter.com/netatende

Se você é cliente da Sky, faça a solicitação nos contatos abaixo:

Telefone do SAC: 106 11
Site: https://www.sky.com.br/minha-sky/atendimento
Twitter: twitter.com/skyresponde e twitter.com/skybrasil 

Se você é cliente da Claro, faça a solicitação nos contatos abaixo:

Telefone do SAC: 106 99
Site: http://www.claro.com.br/atendimento/fale-com-a-claro-tv/
Twitter: twitter.com/clarobrasil

Se você é cliente da Oi, faça a solicitação nos contatos abaixo:

Telefone do SAC: 106 31
Site: http://www.oi.com.br/oi/oi-pra-voce/atendimento
Twitter: twitter.com/digaoi

Se você é cliente da Embratel, faça a solicitação nos contatos abaixo:

Telefone do SAC: 103 21
Site: http://portal.embratel.com.br/embratel/atendimento
Twitter: twitter.com/embratel

Outra opção é procurar o Procom de sua cidade. Na capital do estado de São Paulo os contatos são estes:

Telefone do SAC: 151
Site: http://www.procon.sp.gov.br/categoria.asp?id=42
Twitter: @proconspoficial

Saiba como ver a RedeTV!, a RecordTV e o SBT com sinal digital gratuito

Marcelo de Carvalho diz que torce por acordo da RedeTV! com operadoras

Luciana Gimenez desliga o sinal analógico da RedeTV! em São Paulo

Saiba como exigir seus direitos após operadoras encerrarem sinal da RedeTV!

Marcelo de Carvalho participa do programa do Ratinho

Saiba como assistir a RedeTV! após o corte das operadoras de TV paga

Programadora Simba reúne RedeTV! SBT e Rede Record

"TV paga não cresceria sem os canais abertos", afirma Xerife do Consumidor

Entenda o que é a empresa Simba, uma união entre RedeTV!, RecordTV e SBT

TV a cabo sem redes abertas: Procuradora explica direitos do consumidor

"MPF pode atuar no caso" diz especialista em direito do consumidor

Especialista explica direitos do consumidor com corte de sinal de emissoras

Recomendado para você

Comentários