26/08/2021 19:12:00

"E fora do story, você está bem?": pergunta viraliza e gera debates nas redes sociais

Ana Martins/ Redação RedeTV!

Especialista explica como a vida virtual pode afetar a realidade 

(Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

Nos últimos dias, a pergunta que mais se viu nas redes sociais foi a seguinte: “E fora do story, você está bem?”. Esse questionamento curioso gerou centenas de memes e brincadeiras criativas dos usuários em diversos aplicativos.

O viral refere-se a vida compartilhada pelas pessoas em suas redes de contatos online. Diversos famosos e anônimos entraram na brincadeira e adaptaram a frase, o que nos rendeu boas gargalhadas. 

< <

Apesar das brincadeiras, o questionamento busca fazer um alerta para o comportamento dos usuários fora do ambiente virtual. Atualmente, as redes sociais fazem parte do cotidiano de pessoas de todas as faixas etárias, contudo, será que a vida real e a virtual estão realmente relacionadas?. Ao Portal da RedeTV!, a psicóloga Marilene Kehdi afirma que essas ferramentas são usadas como “fugas” para esquecer os problemas da “vida real”. 

“Muitas jovens, adolescentes e crianças, que possuem algum grau de depressão ficam horas ligadas na internet e em jogos virtuais como uma fuga. Isso prejudica ainda mais a saúde mental, porque eles se comparam, ficam olhando as redes sociais  de outras pessoas, e acabam achando que a vida deles não tem jeito. O uso exagerado das redes aumenta os níveis de solidão e alguns até de transtornos mentais, inclusive a depressão,” alerta Kehdi.

Ainda segundo a especialista, o que é postado faz parte de um fragmento da realidade que não representa a vida real, pois a ideia das redes sociais é publicar conteúdos que serão validados pelos demais usuários. “Nas redes sociais, as pessoas postam o que elas querem postar e aquilo que vai render muitas curtidas, postam apenas o lado bom da vida. A felicidade, que na grande maioria, é fake. Ninguém é feliz o tempo todo. A vida apresenta, vez ou outra, seus desafios, seus problemas, suas adversidades, que são enfrentadas, e as pessoas amadurecem e fortalecem com isso”, ressalta. 

A psicóloga ressalta que é necessário entender que ninguém está bem o tempo inteiro, e que cada pessoa vive a sua realidade. Se comparar com o outro, achando que “a grama do vizinho é sempre mais verde”, pode gerar e agravar transtornos mentais. 

“Não vale a pena ficar se comparando e se frustrando. Cada um vive a sua realidade da melhor forma que pode viver, buscando cada dia mais evoluir e se tornar uma pessoa melhor para si mesmo e para o mundo. Somos únicos, e devemos nos amar, ter amor próprio, valorizar a nossa vida,” conclui Marilene Kehdi.

Veja também!

>>> Ministério da Saúde fala sobre dose de reforço de vacina para idosos

>>> Covid-19: SP aplica terceira dose em idosos a partir de setembro

>>> Indicadores confirmam recuperação da economia, diz Guedes

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários