08/12/2016 16:22:00 - Atualizado em 08/12/2016 17:28:00

Terremoto de 7,7 graus na escala Richter atinge Ilhas Salomão

Redação RedeTV!

(Foto: Reprodução)

Um forte terremoto de magnitude 7,7 graus na escala Richter atingiu as Ilhas Salomão, perto da Austrália. As autoridades emitiram um alerta de tsunami. No início das medições, o terremoto chegou a 8 graus.

O epicentro do sismo aconteceu a 63km de Kirakira, capital da província de Makira-Ulawa, a uma profundidade de 40 kilômetros.

"Ondas perigosas de tsunami deste terremoto são possíveis nas próximas três horas ao longo dos litorais de Ilhas Salomão, Vanuatu, Papua Nova Guiné, Nauru, Nova Caledônia, Tuvalu e Kosrae", disse o Centro de Alerta de Tsunami no Pacífico.

Defesa Civil da Nova Zelândia pede que pessoas fiquem longe das praias: "Pessoas nas áreas costeiras devem ouvir as atualizações do rádio e da TV. Sigam as instruções das autoridades locais".

As Ilhas Salomão estão no chamado "Ring of Fire" (Anel de Fogo na tradução para o português). A região localizada no norte do Oceano Pacífico possui esta denominação pois possui um grande número de terremotos e uma forte atividade vulcânica. O Anel de Fogo do Pacífico tem 40.000 km de extensão e a forma de uma ferradura. A área está associada com uma série quase contínua de trincheiras oceânicas, arcos vulcânicos, couraças vulcânicas, cinturões de vulcões e movimentos de placas tectônicas.

"Com base em todos os dados disponíveis, um tsunami pode ter sido gerado por este terremoto que poderá ser destrutivo em áreas costeiras, mesmo longe do epicentro. Uma investigação está em andamento para determinar se há uma ameaça de tsunami para o Havaí", completou o Centro de Alerta de Tsunami no Pacífico.

O terremoto tem potencial para causar enorme destruição, apontou o tsunami.gov, site mantido pelo governo dos EUA para tratar de fenômenos naturais.

De acordo com o Serviço Oficial Meteorológico dos Estados Unidos, o tsunami não atingirá a costa oeste do país, incluindo a Califórnia.

México, Costa Rica e El Salvador também estão em alerta.

Sirene de tsunami não foi acionada

Tali Hong, moradora de Honiara, capital das Ilhas Salomão e que está a 200km do epicentro do terremoto, relatou no Twitter que viveu o maior e mais longo terremoto de sua vida. 

"Atualmente a cidade está sem luz, mas não houve sirene alertando tsunami aqui em Honiara. Onde estou não existe pânico. O telefone será desligado em breve. Obrigado pelas orações e preocupações. Parece que tudo vai ficar bem agora", relatou na rede social.

Recomendado para você

Comentários