20/10/2015 17:58:00 - Atualizado em 20/10/2015 18:05:00

Macacos ameaçados de extinção nascem no zoo de Santa Catarina

Redação RedeTV!


(Foto: Divulgação/Zoo de Pomerode)

Dois filhotes de macaco-barrigudo, espécie ameaçada de extinção, nasceram em menos de um mês no Zoológico de Pomerode, em Santa Catarina. Desde que as fêmeas chegaram ao local, em 2008, é a primeira vez que elas dão à luz.

O primeiro filhote nasceu há 28 dias e ainda não teve o sexo revelado, já que não desgruda de sua mãe. Segundo o biólogo Cláudio Hermes Maas, essa é uma característica da espécie nos primeiros dias de vida.

Já a segunda, que aparece nas fotos, é uma fêmea, nasceu há 20 dias e ainda não está em exposição no zoo. A mãe dela teve problemas após o parto e ficou com menos leite e dificuldade de locomoção, fazendo com que o animal precisasse ser cuidado por dois veterinários e por Cláudio.

A macaquinha recebe leite enriquecido com vitaminas, minerais e proteínas, em uma pequena mamadeira especial. “Trabalhamos para que ela não seja "humanizada" e possa ser integrada ao grupo depois”, dise o biólogo. De acordo com o zoológico, atualmente há oito exemplares da espécie no local e o nome dos novos filhotes ainda não foram escolhidos. 


Filhote fêmea (Foto: Divulgação/Zoo de Pomerode)

Recomendado para você

Comentários