05/10/2015 17:38:00

Chile cria uma das maiores áreas marinhas protegidas do mundo

AFP

Com o anúncio nesta segunda-feira de duas novas áreas protegidas, uma delas na Ilha de Páscoa, o Chile transformou parte de seu oceano em um dos maiores espaços de proteção marinha do mundo. 

Quando as iniciativas forem concretizadas, somadas a áreas já existentes, o Chile terá protegido "uma superfície total de mais de um milhão de quilômetros quadrados, tornando-se um dos maiores espaços de proteção do mundo", disse a presidente chilena, Michelle Bachelet, ao inaugurar a conferência Our Ocean ("Nosso oceano"), realizada em Valparaíso.

A reunião, capitaneada pelos Estados Unidos, reúne representantes de 20 governos e parte das organizações de proteção ambiental mais importantes do mundo. A área protegida na Ilha de Páscoa, somada às existentes em Motu Motiro Hiva-Iorana, completa um total de 720.000 km2 ao redor desta ilha icônica chilena, a cerca de 3.500 km do território continental do Chile e habitada por cerca de 4.000 pessoas. 

Segundo os acordos internacionais, a nova área protegida da Ilha de Páscoa deve ser submetida à aprovação da comunidade indígena Rapa Nui. "Esta área tem as únicas fontes hidrotermais em águas chilenas. Sua composição mineral e temperatura permite que muitas espécies vivam em ambientes extremos", explicou a organização de conservação "The Pew Charitables Trusts". 

O lugar "é de grande importância para a desova de muitas espécies, incluindo o atum, tubarão, marlim e peixe espada. Sua proteção em grande escala iria preservar cerca de 142 espécies que não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo".

"Para conseguir a auto sustentabilidade, devemos pensar em otimizar nossos recursos. Nosso recurso é o mar e o futuro de Rapa Nui é o mar", afirmou o prefeito da Ilha de Páscoa, Edmunds Paoa, que comemorou o anúncio de Bachelet. 

"Mundialmente famosa por suas estátuas Moai, a Ilha de Páscoa será agora conhecida como líder global na conservação do oceano", disse Joshua S. Reichert, da organização Pew, que liderou os esforços para proteger o parque marinho.

As águas da Ilha de Páscoa são consideradas um verdadeiro "oásis" de nutrientes em uma área do Oceano Pacífico onde a água é muito pobre em alimentos.

Recomendado para você

Comentários