15/07/2020 18:47:00 - Atualizado em 15/07/2020 18:55:00

Após rumores, Ibama afirma que serpente apreendida no DF não será sacrificada

Redação/RedeTV!

Animal deve ser encaminhado ao Instituto Butantan, em São Paulo


(Foto: Divulgação/Zoológico de Brasília)

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováves (Ibama) negou que tenha a intenção de sacrificar a serpente da espécie víbora-verde-de-voguel que foi entregue voluntariamente ao órgão.

Em nota, o instituto informou que segue buscando um destino para o animal, a resposta veio após rumores de que a cobra poderia ser sacrificada por não haver nenhuma dose de soro antiofídico para o seu veneno disponível no Brasil.

De acordo com especialistas, a peçonha desta espécie, que é nativa da Ásia, tem ação hemotóxica e causa necrose no local da picada, podendo levar a vítima à morte.

A notícia não foi bem recebida por ONGs de defesa da causa animal, que lembraram que o sacrifício de animais apreendidos é vedada pela Constituição Federal, pela Lei de Crimes Ambientais e pelo Decreto 6.514/08.

O local mais provável para receber o animal é o Instituto Butantan, localizado na Zona Oeste da cidade de São Paulo. Porém, após ser procurado pelo portal da RedeTV!, o órgão informou que ainda não recebeu nenhum contato do IBAMA e ainda não há certeza de que o réptil será encaminhado para lá.

Enquanto não se decide para onde o animal vai, a cobra continua no zoológico de Brasília, presa em uma caixa de plástico até que doses do veneno possam ser importadas, para evitar qualquer tipo de acidente com os colaboradores da instituição.

Veja também!

>>> Governo Federal já disponibilizou R$ 6 bi para microempresas, diz Caixa

>>> CBF divulga tabela do Campeonato Brasileiro com maratona de jogos

>>> Governo de SP entrega casas adaptadas para pessoas com deficiência


Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários