15/08/2016 07:06:00 - Atualizado em 15/08/2016 07:11:00

Duas de cada dez vagas do Fies não são preenchidas

Redação/RedeTV! com agências

Duas de cada dez vagas oferecidas pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) em 2015 e no início de 2016 não foram preenchidas. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, 8% das vagas disponíveis no ano passado não foram ocupadas pelos estudantes. Já no primeiro semestre deste ano, 41% das vagas não foram preenchidas.

As novas regras do programa, que apontam para uma redução na subvenção, e as exigências na hora da seleção são fatores apontados como responsáveis pela alta no índice de não preenchimento das vagas.

Em julho, o ministro da Educação Mendonça Filho afirmou que o governo buscará ampliar a oferta de vagas do Fies em 2017. Segundo ele, a formatação do programa está sendo discutida junto a bancos e instituições privadas para garantir sua sustentabilidade no médio e longo prazo.

Nesse sentido, o MEC considera a hipótese de participação de bancos privados no incremento do financiamento, que o ministro chamou de "Fies Turbo". "O que nós pretendemos é que em 2017 possamos ampliar o número de vagas a mais do que as ofertadas para 2016. 220 mil (novas vagas) será o piso, teremos mais vagas em 2017", disse ele, acrescentando que as discussões com as empresas sobre o tema levarão de seis a oito meses.

Em coletiva de imprensa, o ministro defendeu ainda a Medida Provisória pela qual instituições de ensino superior privado serão agora obrigadas a bancar a remuneração dos agentes financeiros na concessão de empréstimos no programa. Segundo Mendonça Filho, a investida poupará cerca de 400 milhões de reais para o Tesouro em 2016.

"Essa medida era a garantia da preservação do Fies. Se não a tomássemos, isso significaria a inviabilização das 75 mil novas vagas para esse segundo semestre de 2016 e a impossibilidade de renovação de contratos antigos no total de 1,5 milhão", afirmou.

Recomendado para você

Comentários