20/03/2017 10:30:00 - Atualizado em 20/03/2017 12:50:00

UE barra empresas envolvidas na Operação Carne Fraca

Redação/RedeTV! com ABr

A comissão Europeia disse nesta segunda-feira (20) que vai barrar as importações com todas as empresas brasileiras envolvidas na Operação Carne Fraca.

Mais cedo, a Coreia do Sul também afirmou que vai intensificar a fiscalização de carne de frango importada do Brasil e banir temporariamente as vendas de produtos da BRF.

Deflagrada na última sexta-feira (17) pela Polícia Federal, a operação investiga o envolvimento de fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em um esquema de liberação de licenças e fiscalização irregular de frigoríficos.

Segundo a PF, os frigoríficos envolvidos no esquema criminoso "maquiava carnes vencidas com ácido ascórbico e as reembalavam para conseguir vendê-las. A carne imprópria para consumo era destinada tanto ao mercado interno quanto à exportação.

Alguns dos principais grupos do setor no país estão na mira da operação, como o BRF, que detém as marcas Sadia e Perdigão, e o JBS, que opera com Seara, Swift, Friboi e Vigor.

Preocupado com o impacto negativo da Operação Carne Fraca, o presidente Michel Temer anunciou um força-tarefa para fiscalizar os frigoríficos envolvidos.
O ministro da Agricultura, Blairo Maggi garantiu que será divulgada ainda hoje o nome e dos dados das empresas citadas nas investigações e para quais países elas exportaram nos últimos dois meses. De acordo com o ministro, seis dos 21 frigoríficos investigados pela Carne Fraca exportaram produtos nos últimos 60 dias.

Recomendado para você

Comentários