25/07/2016 07:07:00 - Atualizado em 25/07/2016 07:48:00

Teto para gastos públicos é essencial para conter aumento de impostos, avalia Meirelles

Redação/RedeTV!

A aprovação no Congresso de uma proposta de criação de teto para os gastos públicos é essencial para conter o aumento de impostos e de juros nos próximos anos. A avaliação é de Henrique Meirelles, ministro da Fazenda, que diz que o país "pagará um preço por isto [a não aprovação da emenda] nos próximos anos". "Para financiar este aumento de despesas públicas, só restará aumentar imposto", declarou em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.

Meirelles também foi taxativo ao comentar os números do déficit brasileiro previstos para este ano. Segundo o ministro, mesmo com a  alta de despesas e a queda de receitas federais, o valor negativo de R$ 170,5 bilhões está mantido.

Com relação à meta de um déficit de R$ 139 bilhões em 2017, Henrique Meirelles também declarou que "será cumprida, sim", não descartando a possibilidade de aumento de impostos. "Não é a solução ideal, mas, se for necessário, teremos aumento de imposto, sim", afirmou.

Durante a entrevista à Folha, o ministro da Fazenda ainda se mostrou contrário a uma renegociação da dívida de empresas com o governo federal. Para Meirelles, "a tentativa de atender a todos é que levou à deterioração da situação fiscal e ao prejuízo de todos".

Recomendado para você

Comentários