22/02/2017 07:45:00 - Atualizado em 22/02/2017 07:50:00

Selic pode ser reduzida ao menor nível dos últimos dois anos

Redação/RedeTV! com Agência Brasil

Reunião do Conselho Monetário do Banco Central (Copom) que ocorre nesta quarta-feira (22) deve definir uma nova projeção da taxa básica de juros (Selic) com o menor patamar registrado nos últimos dois anos. A expectativa do mercado é que a redução seja de 0,75% a 1%.

Atualmente, a Selic está em 13%. Assim, se chegar aos 12,25% previstos, o índice fica acima apenas dos 11,75% registrados no início de 2015.

O Banco Central iniciou o ciclo de reduções na Selic em outubro do ano passado, com um corte de 0,25 ponto percentual, baixando a taxa para 14% ao ano. Foi o primeiro corte em quatro anos. Na última reunião de 2016, em novembro, houve novo corte de 0,25 ponto percentual.

Com a inflação em queda e a economia em recuperação, a expectativa é de continuidade no ciclo de cortes da Selic. Para o mercado financeiro, a taxa encerrará 2017 em 9,5% ao ano.

A Selic é um dos instrumentos usados para influenciar a atividade econômica e, consequentemente, a inflação. Quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida, e isso gera reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Já quando o Copom diminui os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação.

A reunião do Copom ocorre em dois dias e teve início na terça-feira (21). Neste segundo dia de reunião, após análise da perspectiva para a inflação e das alternativas para a Selic, a diretoria do BC define a taxa.

Recomendado para você

Comentários