21/04/2017 01:42:00 - Atualizado em 21/04/2017 01:46:00

Petrobras anuncia aumento de preços da gasolina e do diesel nas refinarias

Redação RedeTV!

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (20) o aumento do preço do diesel em 4,3% e da gasolina em 2,2% nas refinarias. Os novos valores passam a vigorar já nesta sexta-feira (21) e estariam de acordo com a política de preços adotada pela empresa em outrubro de 2016.

De acordo com a estatal, a decisão foi tomada levando-se em conta o aumento do preço dos derivados de petróleo nos mercados internacionais desde a última revisão, o que, segundo a Petrobras, “mais que compensou a valorização do real frente ao dólar", e por ajustes na competitividade da petrolífera no mercado interno. Segundo a empresa, os últimos acontecimentos na Síria - crise envolvendo EUA, Síria e Rússia - também teriam contribuído para esse ajuste, uma vez que teriam impactado o custo dos produtos nos mercados internacionais. 

Em outubro de 2016, a Petrobras anunciou uma nova política de preços. Na ocasião, a estatal fixou dois fatores como norteadores para as revisões no preço dos derivados de petróleo: a paridade com o mercado internacional (PPI) e uma margem a ser praticada com o intuito de “remunerar riscos inerentes à operação, como, por exemplo, volatilidade da taxa de câmbio e dos preços sobre estadias em portos e lucro, além de tributos". Com esta nova fórmula de cálculo, a Petrobras se comprometeu a revisar os preços a cada 30 dias.

De acordo com os cálculos da petrolífera brasileira, o diesel pode subir, nas bombas, 2,9%, cerca de R$ 0,09 por litro. Já a gasolina, estima a empresa, deve ter aumento ao consumidor de 1,2%, o que significaria R$ 0,04 a mais por litro do produto. A Petrobras deixa claro, no entanto, que a lei brasileira garante a liberdade de preços e que, com isso, os aumentos a serem praticados nas refinarias a partir desta sexta-feira podem ou não ser repassados ao consumidor, dependendo de inúmeros fatores presentes na "cadeia de combustíveis". 

Recomendado para você

Comentários