21/01/2018 09:20:00

Estudo mostra que tecnologia afetará 16 milhões de empregos até 2030 no Brasil

Redação/RedeTV!

Um estudo mostra que a evolução da tecnologia deve ser responsável por mudanças no emprego de 15,7 milhões de pessoas no Brasil nos próximos 12 anos. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a estimativa é da consultoria McKinsey, que aponta que diversos setores deverão diminuir a mão de obra humana e outros cargos devem passar por mudanças em sua natureza. Dessa forma, nem todo posto de trabalho deixa de existir.

De acordo com a McKinsey, o mundo deve perder entre 400 milhões e 800 milhões de vagas até 2030, números que representam entre 11% e 23% da população economicamente ativa.

O levantamento mostra que entre 2015 e 2020, 7 milhões de vagas devem deixar de existir. Em contrapartida, outros 2 milhões de postos devem ser criados para atender à nova demanda tecnológica.

Nesse período de 5 anos, as áreas de escritório e administração devem ser as mais afetadas. Na sequência aparecem os setores de manufatura e produção; construção e extrativismo; arte, design, esportes e mídia; direito; e instalação e manutenção.

Já entre os principais setores que devem ter novos postos criados estão os de negócios e operações financeiras; gerência; computação e matemática; arquitetura e engenharia; vendas; e educação e treinamento.

Recomendado para você

Comentários