16/12/2018 08:36:00 - Atualizado em 16/12/2018 08:36:00

Companhias aéreas sofrem com queda no volume de passageiros no país

Redação/RedeTV! com ABr

Aeroporto de Guarulhos (Foto: divulgação)

As companhias aéreas vem sofrendo os efeitos da crise econômica que atinge o Brasil. Desde 2014, o número de passageiros caiu para os patamares registrados no início da década, informou o jornal Folha de S.Paulo neste domingo (16). 

Segundo o texto publicado, houve uma pequena reação em 2018, mas nada que possa ser traduzido ainda como uma recuperação do mercado. A Avianca, por exemplo, teve a recuperação judicial anunciada na última semana. Para atrair recursos, o presidente Michel Temer liberou participação de empresas estrangeiras em companhias brasileiras.

Expectativa 

A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) espera receber 5 milhões de passageiros, entre embarques e desembarques, em seus aeroportos neste fim de ano. Ela acredita que o movimento de aeronaves deve ser de aproximadamente 42 mil pousos e decolagens no período entre os dias 17 de dezembro e 6 de janeiro.

De acordo com a empresa, a preparação para receber o fluxo intenso de passageiros começou em novembro e passou pela manutenção preventiva de esteiras de despacho e restituição de bagagens, sinalização de pista, pontes de embarque, escadas rolantes, raios-x e detectores de metal, entre outros.

Dentre os aeroportos administrados pela Infraero estão os de Congonhas, Santos Dumont, Curitiba, Recife e Manaus.

Preparativos

“Esse cuidado prévio vai garantir que passageiros, companhias aéreas e demais clientes dos nossos aeroportos tenham uma passagem tranquila pelos terminais, sejam eles de grandes cidades ou do interior do Brasil”, disse o diretor de Operações Serviços Técnicos da Infraero, João Márcio Jordão, em declaração publicada no site da empresa.

O monitoramento dos aeroportos também será reforçado em todas as etapas de embarque e desembarque. Eles terão capacidade para atuar na correção de qualquer situação que possa prejudicar as operações.

Junto com eles, equipes de limpeza e manutenção vão intensificar suas atividades, com atenção especial para os horários de maior movimento, garantindo que a demanda seja bem atendida.

Recomendado para você

Comentários