05/09/2016 16:52:00 - Atualizado em 05/09/2016 17:07:00

Projeto quer criar "robô exterminador" para peixe que não tem predador natural

Redação/RedeTV!

O peixe-leão é uma espécie de peixe predador com um apetite voraz e, curiosamente, sem um predador natural para combatê-lo. Sua presença em águas do oceano Atlântico tem causado um desequilíbrio ecológico, mas esse problema pode estar chegando ao fim. Uma fundação tem dedicado esforços em construir um "peixe robótico" pode servir como o predador do peixe-leão. 

A companhia Robots in the Service of the Environment (RISE), Robôs ao Serviço do Meio Ambiente, está desenvolvendo uma série de protótipos com uma tecnologia semelhante ao dos robôs que realizam limpezas domésticas. 

O primeiro modelo produzido utiliza um arpão de pressão para caçar o peixe. Os testes começam ainda este mês, mas um segundo protótipo (visto na foto) já está sendo feito: ele deve utilizar a eletricidade para "fritar" os peixes. Ambos os modelos incluem câmeras e são pilotados por engenheiros da maneira remota. 

Chamado de "O Pesadelo de Darwin", o peixe-leão possui uma tremenda habilidade de se adaptar a diversos ambientes - ele vive bem tanto em águas salgadas como doces, e frias ou quentes - e se reproduzem de maneira rápida, ao longo do ano todo, ao invés de terem uma época específica de acasalamentos. Seus espinhos venenosos desencorajam qualquer possível predador a chegar perto, e costumam devorar uma grande variedade de espécies.

Recomendado para você

Comentários