30/08/2016 09:34:00 - Atualizado em 30/08/2016 09:46:00

Jovem invade site do presidente para tentar mudar data de provas

Redação RedeTV!

O presidente do Sri Lanka (Foto: Reprodução)

Um estudante do ensino médio acabou detido, na última segunda-feira (29), por suspeita de hackear o site do presidente do Sri Lanka, Maithripala Sirisena, para mudar a data das provas do vestibular do país.

O site oficial do líder do país foi invadido na última quinta-feira (25) por um grupo chamado "Sri Lanka Youth". Eles publicaram uma mensagem exigindo que as provas agendadas para abril fossem adiadas porque estão previstas para acontecer em meio às celebrações do Ano Novo cingalês - uma festa tradicional que acontece entre 13 e 14 de abril.

Além do pedido de adiamento, o grupo ainda disse que o presidente deveria "cuidar melhor da segurança do sites no Sri Lanka ou... enfrentar uma guerra cibernética". Eles ainda disseram que se Sirisena "não consegue controlar a situação, deveria pedir uma eleição presidencial". 

Imagem do site do presidente (Foto: Reprodução)

A imprensa local informou que o ataque foi motivado pela ideia do governo mudar as datas do vestibular, que geralmente acontece em agosto, para abril. No entanto, até agora nenhuma decisão foi tomada.

Os textos foram removidos da página, que ficou em manutenção durante o final de semana e voltou a ficar disponível ontem.

Segundo o The Guardian, as mensagens foram rastreadas e levaram a polícia à casa do estudante, em Kadugannawa - cidade a cerca de 100 km da capital, Colombo - onde ele acabou detido. Outro rapaz, de 26 anos, também foi preso por suspeita de envolvimento no caso.

Ambos podem ser condenados a pagar multa de cerca de R$ 6,4 mil e a até três anos de prisão cada. O jovem foi encaminhado a um centro de detenção, onde aguardará a conclusão da investigação.

Recomendado para você

Comentários