25/08/2016 15:12:00 - Atualizado em 25/08/2016 15:17:00

Homem explica como fez para se aposentar aos 34 anos

Redação RedeTV!

Brandon, que não revela o sobrenome por conta da privacidade e está aposentado aos 34 anos (Foto: Reprodução/Business Insider)

Brandon, um desenvolvedor de softwares e blogueiro, que se identifica também como Mad Fientist, conseguiu uma façanha impressionante: ele se aposentou aos 34 anos.

Segundo ele contou ao Business Insider, sua aposentadoria foi oficializada em 1º de agosto deste ano graças a um rígido planejamento, que envolveu até poupar cerca de 70% do salário todos os meses - uma tarefa aparentemente fácil para Brandon.

"Eu nunca muito do tipo gastador", explica ele ao site. "Nos primeiros cinco ou sete anos da minha carreira, eu não estava guardando dinheiro para nada específico. Estava poupando porque eu queria um portifólio. Então eu aprendi sobre independência financeira, e pensei: 'Isso é perfeito. É para isso que estou poupando'".

Brandon explica dicas simples para seguir os passos dele. "Descubra o que faz você feliz e comece a investir de acordo. Teste a si mesmo para ver o que você pode fazer - é possível cortar enormes gastos dessa maneira".

Como exemplo, ele cita os gastos de boa parte das pessoas em boa situação financeira nos Estados Unidos. "Um monte de gente está gastando dinheiro em coisas as teriam deixado felizes um ano atrás - talvez comprando um carro novo no crédito, mas agora esse caro é velho; ou gastando uma fortuna para viver em uma grande casa em uma vizinhança longe do trabalho", exemplifica ele. "As pessoas costumam pagar por luxo, para serem mimadas o tempo todo, mas as coisas difíceis na vida são as melhores", pontua.

Atualmente, Brandon mora na Escócia com a esposa, Jill, que trabalha como optometrista e, diferentemente do marido, não tem planos de adiantar a aposentaria por enquanto. À exemplo das dicas, o casal mantem suas contas separadas para controlar os gastos.

Veja as dicas do especialista em direito bancário Eduardo Navarro:

Recomendado para você

Comentários