29/03/2016 12:33:00 - Atualizado em 29/03/2016 12:42:00

Garçom autista é discriminado por clientes e restaurante dá 'melhor resposta'

Redação RedeTV!

O garçom Andy Foster (Foto: Reprodução/Manchester Evening News)

Um restaurante de Manchester, na Inglaterra, deu a 'melhor resposta de todas' após o garçom Andy Foster, de 45 anos, ser discriminado por clientes. O motivo: o funcionário é autista.

Na página do restaurante no Facebook, a mensagem foi clara:

"Hoje passamos o dia reconstruindo a autoestima de um dos membros da nossa equipe, depois de ele ter sido desrespeitado e discriminado por uma mesa no jantar de ontem à noite. 

'Qual é o problema dele?' e 'por que você deu esse trabalho para ele?', os clientes perguntaram... Aqui no Grenache, nós contratamos nossos funcionários com base na experiência e na paixão pelo trabalho... e não pela cor de sua pele, pela aparência, pela quantidade de tatuagens, pelo tamanho das roupas, pelas crenças religiosas ou por doenças. 

Nós não discriminamos! Mas se você faz isso... então, por favor, não reserve uma mesa no Grenache. Você não merece nosso tempo, esforço, nem respeito", diz a postagem, que ainda contou as hashtags #oportunidadesiguais #direitosiguaisnotrabalho #respeito.

O dono do restaurante, Mike Jennings (Foto: Reprodução/Manchester Evening News)

Ao Manchester Evening News, o proprietário do estabelecimento, Mike Jennings, acrescentou que ficou horrorizado quando clientes pediram para não serem atendidos pelo garçom. "Eu expliquei que ele é autista e a resposta foi que não queriam ser servidos por ele", relembra. "Eles ainda me perguntaram por que eu dei um emprego para ele em um restaurante como esse. Não pude acreditar", acrescenta. 

Andy afirma já passou muitas vezes por situações como esse e que, de modo quase automático, se sente culpado, mas exige respeito. "Eles disseram que não sabiam que eu era autista, mas eu não tenho que andar com uma camiseta que explica a minha condição", diz ele. "Eu deveria ser tratado de forma justa e exatamente do mesmo jeito que qualquer outra pessoa no restaurante", acrescenta. 

Na rede social, a postagem em que o estabelecimento defende o funcionário teve mais de 32 mil curtidas, além de mais de 5 mil compartilhamentos e 2 mil comentários.

Embora os donos do restaurante tenham ficado preocupados sobre como as pessoas entenderiam a postagem, chegaram a conclusão de que era o certo a fazer. "Tremi enquanto publicava isso, já que eu não queria que as pessoas pensassem que eu estava sendo rudes... Mas então, eu pensei que precisávamos defender o que acreditamos!", acrescentaram à publicação no Facebook. "Nossos funcionários são a base de quem somos e está é a nossa forma de defendê-los! #oportunidadesiguais".

Thoughts on an incident which occurred last night....Totally unacceptable.Strongly worded but we need to get our point across.#equalopportunities

Posted by Grenache Restaurant on Thursday, March 3, 2016

Recomendado para você

Comentários