07/10/2015 15:51:00 - Atualizado em 07/10/2015 16:16:00

Fotos mostram área de Fukushima anos após acidente nuclear

Redação RedeTV!

(Foto: Arkadiusz Podniesinski)

Um projeto fotográfico surpreendente, realizado pelo fotógrafo polonês Arkadiusz Podniesinski, revelou o estado atual dos arredores da Usina de Fukushima, no Japão, após o desastre nuclear que obrigou as autoridades a retirar a população em um raio de 20 km. As informações são do Daily Mail.

Em 2011, a ilha sofreu com um vazamento radioativo que afetou boa parte de seu território. Agora, quatro anos depois da tragédia, Arkadiusz visitou o local para registrar o estado em que Fukushima se encontra.

"Meu objetivo foi apresentar o estado real da zona de exclusão", explicou o fotógrafo. "Futaba, Namie e Tomioka são cidades fantasmas onde o vazio é aterrorizante, e mostram uma tragédia que afetou centenas de milhares de pessoas", acrescentou.

Nas imagens, a cidade aparece devastada e com alguns trechos totalmente tomados pela natureza. Carros e motos cobertos por plantas, uma biblioteca com livros derrubados e milhares de sacos plásticos contendo solos contaminados foram clicados por Arkadiusz.

"Esta foi uma maneira de desenhar minhas próprias conclusões, sem ser influenciado por qualquer sensação na mídia, propaganda do governo ou lobistas nucleares que estão tentando minimizar os efeitos da catástrofe", completou o fotógrafo.

Apesar da radiação ter acontecido após dois terremotos e um tsunami, o polonês diz que a população é a principal culpada pela catástrofe. "Humanos são os culpados pelo desastre de Fukushima. Esse desastre poderia ter sido previsto e prevenido", concluiu.

Confira as fotos:

(Foto: Arkadiusz Podniesinski)

Recomendado para você

Comentários