03/05/2016 16:49:00 - Atualizado em 03/05/2016 16:51:00

Famílias de irmãos separados em Holocausto se conhecem após 77 anos

Redação RedeTV!

(Foto: Reprodução/Jess Katz)

Os irmãos Abram Belz e Chaim Belzhitsky foram separados em 1939 durante a Segunda Guerra Mundial quando as tropas nazistas transferiram sua família e outros milhares de judeus para o gueto de Piotrków Trybunalski, na Polônia.

De acordo com as informações do The Washington Post, os dois conseguiram fugir do exército alemão, mas acabaram seguindo por caminhos diferentes. Enquanto Chaim, que é o irmão mais novo, foi para a União Soviética, Abram continuou no local, sendo capturado tempos mais tarde.

Logo após a queda de Adolf Hitler, o irmão mais velho mudou-se para os Estados Unidos, onde constituiu sua família. Sem nunca esquecer do irmão, ele procurou ajuda do governo polonês e em ONGs de apoio aos sobreviventes do Holocausto, porém, não obteve sucesso.

A dupla acabou morrendo sem nunca mais ter tido qualquer contato. No entanto, a neta de Abram, Jess Katz, nunca desistiu do sonho do avô e contratou um especialista em árvores genealógicas, que conseguiu rastrear os documentos de Chaim através de seu sobrenome.

Após algumas informações serem compartilhadas em um grupo de judeus no Facebook, a família do irmão mais novo foi encontrada e o esperado contato aconteceu nesta segunda feira (2).

"O que você diria para alguém que você está procurando por toda a sua vida?", perguntou Jess emocionada. "Acredito que eles [Abram e Chaim] estão radiantes de felicidade", concluiu. Abram morreu em 2011 com 95 anos e Chaim faleceu aos 51 vítima de um tumor cerebral.

Recomendado para você

Comentários