30/08/2016 18:29:00 - Atualizado em 30/08/2016 18:32:00

Cigarro eletrônico faz tão mal quanto o cigarro tradicional, diz pesquisa

Redação/RedeTV!

Um estudo conduzido por um grupo de pesquisadores gregos e divulgado em um congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia em Roma, na Itália, indica que o cigarro eletrônico pode fazer tão mal para o coração quanto o cigarro "tradicional". 

Os pesquisadores descobriram que o ato de inalar nicotina causa danos a vaso sanguíneos, e aumenta o risco de doenças no coração. Os participantes, 24 homens e mulheres com média de idade de 30 anos e em boas condições de saúde, tiveram seus corações monitorados enquanto fumavam um cigarro convencional por cinco minutos e enquanto usavam um cigarro eletrônico por meia hora, o que seria, segundo o estudo, o melhor meio de comparação. 

A pesquisa revelou que o nível de dano à artéria aorta é similar em ambos os casos, e que o uso de ambos os produtos causou um aumento na pressão sanguínea. No entanto, os pesquisadores avisaram que o estudo contempla apenas efeitos a curto prazo, que mais pesquisas são necessárias para compreender os efeitos a longo prazo. 

O tema dos cigarros eletrônicos é polêmico. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o aparelho pode causar danos até a fumantes passivos. Já o Departamento de Saúde Pública da Inglaterra afirmou que os cigarros eletrônicos são até "95% mais seguros" do que cigarros tradicionais.

Recomendado para você

Comentários