02/03/2012 19:37:00 - Atualizado em 02/03/2012 20:18:00

Cientistas descobrem fungo que se alimenta de plástico

Redação/RedeTV!
Um grupo de estudo, da faculdade norte-americana Yale, descobriu durante uma expedição na Amazônia equatoriana, um fungo que pode acabar com um dos principais problemas da humanidade: o plástico.

O fungo, denominado Pestalotiopsis microspora, sobrevive de uma dieta atípica, sua principal fonte de alimento é o poliuretano, um tipo de polímero usado para a fabricação de colas, pneus, espumas, adesivos e até alguns tipos de preservativos, entre outros.

A importância dessa descoberta é que com o fungo, os cientistas conseguem dar um salto nas pesquisas sobre decomposição de materiais plásticos, que naturalmente demoram anos.
 
Apesar do fungo não digerir completamente todas as cadeias complexas da constituição dos plásticos, ele tem uma característica interessante que pode ajudar na aceleração da decomposição nos lixões, por exemplo. É que o fungo não precisa do oxigênio para se alimentar do poliuretano. Assim, ele conseguiria decompor as camadas mais profundas dos aterros sanitários. Acelerando um processo que demoraria anos.

O estudo foi publicado pela Applied and Environmental Microbiology.

Veja mais:
>>>Cientista revela beleza de fungos parasitas
>>>
Verão favorece fungos em animais domésticos

Recomendado para você

Comentários